A Kunzita é uma variedade de espodumênio que deve seu nome ao mineralogista americano G.E.Kunz que a analisou primeiro em 1902. Esta pedra tem uma cor única devido ao manganês: rosa parme mais ou menos intenso segundo a orientação do cristal e a presença do magnésio. Foi constatado recentemente que “espodumênios” verdes provenientes do Afeganistão, anunciados como hiddenita (variedade cromifera verde do espodumênio), se tornavam rosas depois de alguns dias em exposição ao sol, na realidade eram kunzitas que depois de um “tratamento térmico” ou irradiação se tornavam verdes mas sem conter cromo e perdiam sua cor verde à claridade.

O nome espodumênio vem do grego e significa “cor de cinzas”, pois ele é sempre cinza, ainda que apresente o fenômeno de fosforescência onde ele emite luz na mesmo na obscuridade, isso após ter sido exposto aos raios ultravioletas da luz natural. E é chamada de trifana a variedade amarela ou incolor do espodumênio e a variedade verde do espodumênio é a hiddenita. A Kunzita é encontrada sobretudo no Brasil, no Afeganistão em particular no vale de Kunar na mina de Patroke que produziu desde 2007 kunzitas de cor rosa firme, na Birmânia, nos Estados Unidos, em Madagascar, no Paquistão. É muito usada em joalheria, a peça deve ser lapidada perpendicularmente ao eixo do cristal para reforçar sua cor e é necessário evitar expor as peças ao sol pois elas podem empalidecer e perder o rosa.

Conforme sua origem, certas kunzitas perdem muito rápido sua cor enquanto outras a conservam. Ela foi durante muito tempo confundida com a ametista por sua dureza e sua cor rosa mas apesar da sua fragilidade com a luz, ela é resistente aos ácidos e produtos de lavar louças, entretanto muito sensível aos choques e impactos por causa de seu clivagem frágil. É facilmente confundida com gemas de cor rosa como o quartzo rosa, a rubelita, a safira rosa. Ela pode ser imitada com vidros de cor, com dubletes, com corindon ou com espinélio sintético. O aquecimento, até 150°C. acentua sua cor meio castanha e violeta verde.

A Kunzita é uma pedra que evoca a ternura e a pureza tímida, que estimula o espírito durante o sono, provocando sonhos apaixonados. Ela reequilibra o mental, atenua as emoções durante um luto ou um castigo e é indicada às crianças turbulentas pois é uma pedra que acumula pouca energia negativa.

Na Ásia e no Noroeste da Europa ela vem sendo utilizada desde o século XVI como pedra preciosa e como talismã protetor símbolo de revivificação. A Kunzita é uma das pedras mais apreciadas e também uma das mais raras, por isso não figura entre as gemas mais tradicionais. Esta gema, que se destaca por sua cor rosada, às vezes lilás ou violeta clara,  já era conhecida dos gregos que a usavam como pára-raios, diante de perigos iminentes, contra doenças e perigos mágicos.Os gregos acreditavam, ainda, que a Kunzita reunia todos os poderes entre o céu e a Terra e transmitia a seu dono grande e verdadeiro amor.

Esta pedra tem um brilho vítreo e forma longos cristais prismáticos. Quando exposta por longo tempo ao Sol, a Kunzita perde um pouco de sua cor. Exposta aos raios X, torna-se verde mas, se depois disso, for aquecida a 200º, retoma sua cor original lembrando que quanto mais intensa for sua cor, mais a Kunzita é valorizada. A pedra mais valorizada foi encontrada em Governador Valadares, Minas Gerais: pesava mais de 7 quilos. A Kunzita pode ser encontrada também nos Estados Unidos, Myanmar e Madagascar, além do Brasil.

Terapeuticamente, a Kunzita é muito eficiente nos problemas de tireóide e regula as taxas hormonais. Com a Kunzita, o corpo é abastecido de mais sangue novo e oxigênio. É guardiã do coração e, colocada sob o travesseiro, elimina os medos e as inibições. A Kunzita ilumina a alma e ativa as funções espirituais aumentando a auto-estima, alivia as depressões,  para quem medita, a Kunzita cor de rosa atua sobre o chakra do coração fazendo com que a pessoa sinta um amor profundo e transmita essa sensação para todo o corpo. Já a Kunzita cor-de-violeta, quando colocada sobre o terceiro olho, experimenta-se uma consciência espiritual que  liga nossa consciência ao amor do coração, por isso esta pedra é indicada para quietude, amor, parceria, qualidade de vida, males da alma, pressão arterial alta, sangue, coração, tireóide, rins, gota, artrite,problemas com drogas e álcool.

A Kunzita vibra em uma frequência de cor que vai do rosa bem clarinho ao púrpura, é uma pedra transparente e possui grande quantidade de lítio (Li), o qual é muito usado na medicina  como estabilizadores de humor, sendo indicado para o tratamento do transtorno bipolar. Este é um cristal detentor de uma energia muito sutil e está ligado ao ao corpo átmico, ao Eu Superior, portanto sua atuação é nas questões do espírito criando um campo de proteção e refinando os sentimentos expandindo a energia amorosa do chakra cardíaco para os outros chakras.    

A Kunzita manifesta o estado maduro do coração quando este está equilibrado, aberto, desobstruído de mágoas e rancores, amoroso, compassivo, transformando inseguranças e inibições em atos de amor para que estas virtudes sejam expressões honestas para o mundo exterior. A Kunzita é a representação da perfeição e equilíbrio emocional interno, suas estrias são “caminhos” fáceis de deslocamento de energia a uma velocidade extremamente rápida, automaticamente elevando a vibração de quaisquer emoções, dissipando e dissolvendo energias mal qualificadas e inferiores. Sua coloração do rosa claro ao violáceo ajuda a criar um equilíbrio entre a mente (sétimo chakra/violeta) e o coração (chakra cardíaco/rosa) direcionando a energia do quarto para o sétimo chakra, transmutando padrões de pensamentos associados ao bloqueio emocional. 

A Kunzita é a pedra defensora dos fragilizados e podemos dizer que ela é a pedra que intercede por todos aqueles que estão sofrendo pressão psicológica e se sentindo minimizados perante ao seu/sua parceiro(a). Outro fator que essa pedra trabalha é respeito mútuo para com o seu parceiro(a), seja lá qual seja o seguimento de respeito, tanto matrimonial e até mesmo ao dirigir à palavra. A kunzita concede para aqueles que a usam: fidelidade ao casal,humildade,respeito,inspiração, delicadeza, sensibilidade e melhora o humor.

FICHA TÉCNICA DA KUNZITA

Dureza: 6.5 à 7.0 Mohs

Chakra: Quarto e Sétimo

Origem: Estados Unidos, Myanmar e Madagascar, além do Brasil

Signos: Peixes e Libra

Planeta: Marte, Vênus e Plutão

Composição química: LiAl[Si2O6] silicato de lítio e alumínio

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Transtorno bipolar
  • Depressão
  • Medos
  • Inibições
  • Autoamor
  • Fidelidade
  • Humildade
  • Respeito
  • Inspiração
  • Delicadeza
  • Sensibilidade
  • Bom humor
  • Calma
  • Qualidade de vida
  • Males da alma

Efeitos terapêuticos:

  • Pressão arterial alta
  • Sangue
  • Coração
  • Tireóide
  • Rins
  • Gota
  • Artrite
  • Problemas com drogas e álcool