O quartzo transparente ou cristal de rocha, é o segundo mineral mais abundante da Terra (aproximadamente 12 % vol.), perdendo apenas para o grupo de feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), onde cada oxigênio fica dividido entre dois tetraedros. Existem diversas variedades de quartzo, alguns chegando a ser considerados pedras semi-preciosas. Hoje, sabe-se que mineradores de rochas contendo quartzo podem sofrer de uma doença pulmonar denominada silicose.

O cristal transparente nasce geralmente em pegmatitas graníticas e veios hidrotermais. Cristais bem desenvolvidos podem atingir vários metros de extensão e pesar centenas de quilogramas. A erosão de pegmatitas pode revelar bolsões de cristais, conhecidos como “catedrais”. Pode também ter origem metamórfica ou sedimentar. Adicionalmente, pode ocorrer em camada, particularmente em variedades como a ametista; neste caso, os cristais desenvolvem-se a partir de uma matriz e deste modo apenas é visível uma pirâmide terminal. Um geode de quartzo, consiste de uma pedra oca (geralmente de forma aproximadamente esférica), cujo interior é revestido por uma camada de cristais.

O Quartzo Transparente é um dos melhores cristais para se iniciar qualquer tratamento, ou para quem está começando a praticar a terapia com cristais pois é considerado “o avô dos Cristais”, promove o fluxo de energia por todos os corpos alinhando todos os chakras através da vibração que reflete e irradia luz branca que contém todos os raios do espectro de cor. Uma das principais característica desta pedra é o armazenamento de informações, eis o “cérebro da natureza”. Uma mínima partícula de cristal pode conter uma infinidade de informações e um exemplo disso são os chips de computador, constituídos de díóxido de silício, cristal.

Hoje em dia, o homem vive cercado de cristais por todos os lados. A principal atuação dos cristais ocorre num plano energético sutil, ou seja, na origem de todas as coisas. E o processo básico da atuação dos cristais é absorver, armazenar, transformar e irradiar a energia. Por isso, a simples presença de um cristal num ambiente ou próximo ao corpo já é suficiente para gerar um processo de limpeza e renovação energética, assim como a ampliação do campo magnético.

Cristais de rocha podem ser encontrados na forma de drusa, geodo, agregado, em forma de ponta de cristal (ponta única ou ponta dupla), bruto, rolado ou em esferas, como a  lendária bola de cristal. Quimicamente é o dióxido de silício, SiO2. Quando usado em contato com a pele entre os chakras laríngeo e cardíaco sua energia é potencializada lembrando que o formato do cristal também faz diferença: Em esferas a energia é mais facilmente integrada ao nosso corpo sutil, já que o círculo é a forma perfeita para a circulação de energia e o princípio 2D das espirais, colares de bolinhas são uma boa opção e a qualidade é garantida por alguns fabricantes, como os colares terapêuticos.

Um tamanho médio, 8mm ou 10mm são mais indicados para começar.

Se preferir usar pontas de cristal como pingentes, certifique-se de que a ponta esteja apontando para cima, conectando-o com energias superiores. Há ainda os cristais vendidos como jóias junto a metais mais caros, e facetadas, ganhando um brilho intenso, porém perdendo energia em cada vértice pois muitas vezes o propósito do uso de uma joia é diferente do propósito do uso de um colar terapêutico. Quando usado corretamente, os colares de quartzo transparente trazem benefícios tanto para o corpo físico, como a estabilização da pressão arterial, estimula a limpeza dos vasos sanguíneos e a normalização  da circulação.

A literatura traz que o quartzo transparente também acalma o sistema nervoso e limpa a aura.

Já os efeitos terapêuticos sobre a psique envolvem a harmonização dos corpos e espíritos com as forças cósmicas do universo, proporcionando maior sensibilidade.

Indicado para obtenção de energia, relaxamento, estímulo da intuição, consciência cósmica, autoconfiança e sabedoria.

A pura luz branca atravessa um quartzo transparente facilmente, deixando todas as cores do espectro inalteradas e dando substância ao argumento de que os Cristais de Rocha podem ajudar a equilibrar todos os elementos necessários para tornar-nos integrais e realizados.

Os cristais claros também ampliam quaisquer influências presentes no indivíduo ou no ambiente fazendo com que qualquer deficiência se torne visível e óbvia, agindo como um purificador ele sintoniza a freqüência de cada indivíduo e trabalha a nível vibratório de modo que o corpo retorne a um estado menos alterado e doente.

Se áreas ou órgãos específicos são impedidos de receber ou transmitir o fluxo de energia para todo o corpo, o Quartzo Transparente irá desbloqueá-los, portanto os cristais de rocha desempenham um importante papel na criação de harmonia e ajudam a balancear todos os estímulos, positivos ou negativos. Em assuntos espirituais, o cristal de Quartzo é muito útil em orientar nossa busca pelo significado e importância da existência podendo ajudar-nos a sintonizar nossa própria energia e não nos perdermos em distrações desnecessárias; desse modo, ajuda a meditação.

A origem de Quartzo Transparente era um tanto misteriosa para os antigos, São Jerônimo, citando Plínio, explicava sua formação como um congelamento de água em cavernas escuras das montanhas, onde a temperatura é tão fria que “enquanto é uma pedra ao toque, parece água aos olhos”. O Quartzo veio a simbolizar a liberdade e a pureza da fé na igreja, no Japão, o Quartzo Transparente é considerando como o congelamento da respiração do Dragão Branco.

FICHA TÉCNICA DO QUARTZO TRANSPARENTE

Dureza: 7 Mohs

Chakra: Todos

Origem: É encontrado em todo o mundo em abundância

Signos: Todos

Composição química: Óxido de Silício SiO2

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Limpa a aura
  • Sensibilidade
  • Obtenção de energia
  • Relaxamento
  • Intuição
  • Consciência cósmica
  • Autoconfiança
  • Sabedoria
  • Torna evidente qualquer deficiência
  • Amplia quaisquer influências presentes no indivíduo ou ambiente
  • Funciona como um amplificador natural de poder
  • Captador de energia

Efeitos terapêuticos:

  • Estabiliza a pressão arterial
  • Estimula a limpeza dos vasos sanguíneos e a normalização  da circulação
  • Acalma o sistema nervoso