fbpx

Topázio Azul e seus significados e propriedades

Topázio Azul e seus significados e propriedades

Hoje falaremos do Topázio Azul, mas antes vamos conhecer um pouquinho sobre o grupo dos topázios. O nome “topázio” é derivado do grego topazos (“buscar”), que era o nome de uma ilha no Mar Vermelho difícil de encontrar e da qual uma pedra amarela (atualmente acredita-se que fosse uma olivina amarelada) era minerada em tempos antigos. Na Idade Média, o nome topázio conhecido era usado como referência a qualquer gema amarela, mas atualmente o nome é aplicado corretamente somente ao silicato que descrevemos logo abaixo. Os topázios nascem a partir de pegmatitos, veios de quartzo de alta temperatura e em cavidades existentes em rochas ácidas como granito e riolito e pode ser encontrado associado com fluorita e cassiterita. Os médicos indianos utilizavam esta pedra para tonificar o coração de seus pacientes e ajudar sua circulação sanguínea.

Os chineses diziam que o topázio recebia a energia do sol e a transmitia como forma de energia positiva e boa saúde encorajando cada um a pendurar este cristal em sua casa.

A cor do topázio determina seus poderes. O que é incolor traz a luz e favorece as atividades intelectuais, iluminando as idéias, ajudando à concentração e o de cor azul gera o diálogo, a escuta dos outros, a comunicação entre as pessoas, fazendo nascer a amizade. Muitos colocam esta pedra sobre o chakra do plexo solar para desbloquear as angústias pois ele age sobre o sistema nervoso e em caso de insônias ele é posto no chakra Frontal. O Topázio com brilho muito vivo é o mais procurado pois ele protege a alegria, a felicidade, dinamiza o corpo. O de cor rosa regula a circulação sanguínea e as trocas vasculares, agindo entre outros sobre o pulmão, o fígado, os rins. O verde, raríssimo, tem efeitos poderosos sobre a atividade do fígado.

Na Idade Média, Andreas, o bispo de Cesare dizia que muitos dos que sofrem dos olhos por causa de corrimentos podiam utilizar o topázio para secar os mesmos. Ele era a pedra de São Mateus pois lhe foi remetido um para clarear sua comunidade onde o coração estava escurecido. Segundo os gregos, os deuses do céu e da terra reuniam-se dentro do Topázio Azul onde deliberavam sobre a exclusão dos males para fazer com que o céu e todos os mares aparecessem transparentemente azuis. O Topázio Azul prevenia seu portador contra falsos amigos, bruxarias e mau-olhado. Em caso de trovoada, o Topázio Azul fica eletrizado e com sua força unia o céu e a terra.

O Topázio  Azul desperta as nossas capacidades musicais e é muito prezado por cantores, pintores e artistas teatrais, como pedra de sorte e de proteção. Segundo as lendas o Topázio Azul constitui a ligação entre céu e terra e proporciona uma ligação harmônica com os meios ocultos. Aos artistas cênicos, ele traz muito sucesso no palco. Suas suaves vibrações harmoniza nossa vida emocional. Na meditação, ativa em pessoas sensíveis a capacidade de perceber coisas distantes e aumenta a capacidade telepática, proporcionando alegria no estabelecimento de contatos.

É uma pedra muito indicada para quem busca por esclarecimento de idéias confusas, clareza, limpeza, calma, sono, sensação de valor próprio. Saúde nos brônquios, pescoço, pele, laringe, sistema nervoso, mucosa, cordas vocais  e veias. Este cristal é um grande aliado em casos de inflamação do pescoço, nariz e garganta. Previne contra o aumento do pâncreas e melhora as dores de cabeça. Protege a laringe, os canais respiratórios e alimentares. Ajuda em casos de hemorroidas, varizes e gota.      

O topázio azul possui cores que vão desde um azul bem claro, quase branco, até um azul escuro e profundo. Algumas tonalidades são tão características que inclusive existe no mercado uma nomenclatura específica para elas. Por exemplo, as pedras de cor azul profundo recebem o nome de Topázio London Blue. A olho nu e a primeira vista, o topázio azul pode ser confundido com uma água-marinha até pelo mais renomado dos especialistas. O topázio azul é conhecido como a “Gema da Verdade”, pois tem conexão com o chakra laríngeo e dá a força necessária para se expressar no que for mais difícil de dizer. Intensifica e transforma os pensamentos e sentimentos mais subjetivos em forma concreta.

Pedra de proteção, previne contra falsos amigos. Pedra tranquilizadora, traz calma mental e emocional, acalma o sistema nervoso. Ótima para a criatividade e clareza de pensamentos, harmoniza nossa vida emocional e ativa a sensibilidade de perceber a distância (telepatia). Esta pedra está ligada aos artistas, pois a consideram como pedra da sorte e de proteção, desperta as nossas capacidades musicais e aumenta a inspiração artística. Ótima para ser usada em meditações, para se sintonizar com o Eu Superior e nos ajuda a ver o roteiro de nossa vida e a reconhecer onde nos desviamos de nossa verdade. Assim como o topázio Imperial, o topázio azul é um poderoso mineral que pode ser encontrado no Brasil, Estados Unidos, Japão, Ilha de Madagascar, Paquistão, México, Sri Lanka, Austrália, etc. E que tem como finalidade principal promover o despertar da alma, sendo uma incrível fonte de energias salutares.

Este maravilhoso mineral é reconhecidamente indicado pelos especialistas para ajudar no bom funcionamento nos órgãos: cérebro, coração, artérias, pulmões, etc.

Por isso, atuam diretamente em cima das doenças que atingem os órgãos citados, por exemplo, no caso do pulmão ajuda nos processos que estão ligados a respiração, tais como: alergias, bronquite, etc. O topázio azul ajuda no processo de elevação espiritual, ativando o brilho interior que cada um de nós carrega e que por vezes, por conta das experiências frustradas da vida, acabam apagando com o tempo. Note que os órgãos trabalhados por essa pedra são absolutamente essenciais e que quando devidamente tratados trazem saúde plena e bem-estar. Além disso, ajuda no relaxamento, quebrando as tensões do cotidiano tenso e confuso, principalmente nas grandes cidades do país.

Este cristal, assim como outras pedras com a mesma classificação, é excelente para aqueles que precisam de calma e muita paciência em seus dias. Por isso é muito recomendado que fique sempre em contato direto com a pessoa. É por isso que ela frequentemente é comercializada no formato de pingente, cordão e lapidada e na sua forma bruta. O topázio azul atrai as energias positivas do ambiente e adjacências, sendo assim ela diminui as vibrações tensas e harmoniza todos os processos interiores do nosso ser. Trazendo portanto a tão sonhada paz de espírito. E esse é o seu principal aspecto mental. Pessoas com diabetes, hiper ou hipotiroidismo, sedentarismo, cansaço crônico, apatia e depressão são altamente beneficiadas por essas técnicas.

FICHA TÉCNICA DO TOPÁZIO AZUL

Dureza: 8 Mohs

Chakra: Quinto

Origem: Paquistão, Japão, Madagascar, Austrália, México, Sri Lanka, Eua, Brasil

Planeta: Vênus

Mês: Novembro

Profissões: Bioquímico, Farmacêutico

Signos: Sagitário e Aquário

Bodas: 5 anos

Composição química: Alumínio com conteúdos de flúor, sílica com ferro, cromo, titânio, vestígios de estanho

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Comunicação
  • Desperta as nossas capacidades artísticas (Principalmente a musical)
  • Sorte
  • Proteção
  • Harmoniza nossa vida emocional
  • Ativa em pessoas sensíveis a capacidade de perceber coisas distantes
  • Aumenta a capacidade telepática
  • Proporciona alegria no estabelecimento de contatos
  • Esclarecimentos de idéias confusas
  • Inspiração
  • Clareza
  • Limpeza
  • Calma
  • Bom sono
  • Sensação de valor próprio

Efeitos terapêuticos:

  • Inflamação do pescoço, nariz e garganta
  • Previne contra o aumento do pâncreas
  • Dores de cabeça
  • Laringe
  • Canais respiratórios e alimentares
  • Hemorróidas
  • Varizes
  • Gota