A Turmalina Melancia é a combinação de energias que se amplificam e se equilibram mutuamente. Trata-se de uma Turmalina de duas cores, que reúne numa só pedra, as propriedades das turmalinas verde e rosa.

É uma pedra que nos ensina o significado da alegria, mesmo em momentos difíceis, ajudando-nos a realçar e a percepcionar a beleza em tudo o que se vive e experimenta. É uma poderosa ajuda contra o stress emocional. A sua energia é calmante e rapidamente alivia de um estado de zanga ou ressentimento.

Espiritualmente, a Turmalina Melancia fortalece a energia do coração, ajudando a gerar um poderoso campo de energia de Amor e Compaixão, essenciais para qualquer tipo de cura. Óptima para o emocional, pois ajuda nas crises de histeria e dramatismo, conduzindo essas energias a uma rápida acalmia e harmonização. Também recomendada para crianças hiperativas.

A Turmalina Melancia tem efeitos curativos sobre o nosso coração e sobre nossa circulação sangüínea, regulando os batimentos cardíacos. Ela é útil nos casos de exaustão, problemas reumáticos dos ossos e das juntas. Também têm propriedades muito liberadoras sobre os sentimentos de culpa e sobre melancolia. Elas ativam mais a alegria de viver, fazem-nos rir mais, libertam-nos de angústias antes de provas e de angústias existenciais em geral da vida cotidiana.

Na meditação, ela é uma pedra poderosa para o chakra do coração. Indicada para o fortalecimento do caráter, amizade, amor, feridas emocionais, sensação de culpa, melancolia, alegria de vida. Coração, circulação sangüínea, regulação do pulso, reumatismo, dentes, perturbações da digestão.

Uma espiral de cobre amplia e aumenta consideravelmente o poder da Turmalina Melancia. Este cristal beneficia a todos que se sentirem atraídos por ele.

A Turmalina melancia é muito popular na Índia. Nos tempos antigos, era muito apreciada pelos homens. Os índios usavam anéis e com esta pedra como um amuleto que pode aumentar a atratividade. Este tipo de Turmalina foi considerado como um afrodisíaco natural. Tão poderoso que as mulheres eram proibidas de usar a sua influência para não se tornarem muito sedutoras e irrestritas.

Todos os cristais hemimórficos são piezoeléctricos e frequentemente também piroelétricos. Quando aquecidos, os cristais da turmalina tornam-se carregados electricamente – positivamente numa extremidade e negativamente na outra, tal como uma bateria. Devido a este efeito os cristais de turmalina em colecções podem apresentar uma camada de pó pouco recomendável quando exibidos sob luzes que produzam muito calor. As propriedades eléctricas pouco comuns da turmalina tornaram-na famosa no século XVIII.

Os minerais do grupo da turmalina constituem um dos mais complexos grupos de minerais de silicato quanto à sua composição química, sendo todos eles ciclossilicatos. Trata-se de um conjunto de minerais de silicato de boro e alumínio, cuja composição é muito variável devido às substituições isomórficas (em solução sólida) que podem ocorrer na sua estrutura. Os elementos que mais comumente participam nestas substituições são o ferro, o magnésio, o sódio, o cálcio e o lítio existindo outros elementos que podem também ocorrer.

As turmalinas em geral apresentam uma grande variedade de cores. Geralmente as turmalinas ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores do arco-íris, azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc. Muito raramente são incolores. Os cristais bicoloridos e multicoloridos são relativamente comuns, refletindo variações da composição do fluido durante a cristalização. Os cristais podem ser verdes numa extremidade e cor-de-rosa na outra ou verdes no exterior com interior cor-de-rosa (este último tipo é por vezes chamado turmalina melancia).

A variedade mais comum de turmalina é a schorl, descrita pela primeira vez por Johannes Mathesius em 1524. Estima-se que possa corresponder a 95% ou mais de toda a turmalina existente na natureza. O significado da palavra schorl é um mistério tratando-se talvez de uma palavra de origem escandinava.

Gemas de turmalina, vivamente coloridas, provenientes de Sri Lanka, foram trazidas para a Europa em grandes quantidades pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, para satisfazer a sua procura como objecto de curiosidade e como gema. Nessa altura não se sabia que a schorl e a turmalina eram o mesmo mineral.

A Turmalina tem clivagem prismática boa e pobre clivagem romboédrica. A sua fractura é subconchoidal a regular. Tem dureza 7-7.5 e o seu peso específico é de 2.9-3.2, a densidade é mais elevada nas espécies portadoras de ferro. Vai de transparente a opaca com lustre vítreo, por vezes resinoso em espécimes escuros.

A turmalina cristaliza no sistema trigonal e apresenta-se geralmente sob a forma de cristais de longos e delgados a prismáticos e colunares grossos geralmente com secção triangular. Um fato interessante é que as terminações dos cristais são assimétricas (hemimorfismo).

Os cristais prismáticos delgados são comuns num granito de grão fino chamado aplito frequentemente formando um padrão radial. A turmalina é distinguida pelos seus prismas de três faces; nenhum outro mineral comum apresenta três faces. Os prismas têm frequentemente estriações verticais bem marcadas que produzem um efeito triangular arredondado. A turmalina é muito raramente euédrica. Uma excepção eram as dravites de Yinnietharra, Austrália ocidental. O depósito foi descoberto nos anos 70 mas infelizmente encontra-se já esgotado.

VEJA TAMBÉM:

Turmalina Negra

Turmalina Azul

Turmalina Verde

Turmalina Rosa

FICHA TÉCNICA DA TURMALINA MELANCIA

Chakra: Sexto, quinto, quarto

Planeta: Vênus

Mês: Outubro

Origem:  Brasil, Paquistão e África

Signo: Câncer, Libra, Escorpião e Capricórnio

Profissões: Eletricista, Minerador, Garimpeiro, Telefonista

Dureza: 7-7-5  Mohs

Composição:  Na(Li1.5,Al1.5Al6Si6O18(BO3)3(OH)4

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Altera a estrutura celular
  • Mudança dos conceitos rígidos
  • Expansão da Consciência
  • Elimina os estigmas sociais internalizados na personalidade
  • Elimina a compreensão distorcida da realidade
  • Elimina os comportamentos fanáticos
  • Harmoniza os papéis masculino e feminino do ser humano
  • Ajuda a eliminar a intolerância, a culpa, o conflito interno

Efeitos terapêuticos:

  • Melhora o metabolismo e todas as funções endócrinas (glândulas)
  • Nos sensitivos ajuda a focar diretamente as projeções curativas
  • Desobstrui e descongestiona a energia vital
  • Previne e complementa o tratamento do câncer.
  • Melhora a irritabilidade, a insônia
  • Ajuda na resolução de sintomas físicos como aftas, úlceras bucais, boca amarga
  • Sensação de ardor ao urinar, muitas vezes associada com hematúria (sangue na urina)
  • Epistaxes (sangramento nasal)