O nome Hiddenita deriva do nome do geólogo norte-americano William Earl Hidden, descobridor deste cristal em 1897 na Carolina do Norte (EUA). Esta pedra não é muito comercializada na Europa, mas é muito popular nos EUA.

Suas cores não são sempre estáveis. Trata-se a variedade verde, colorida pelo cromo, o espodumênio que faz parte do grupo dos pyroxenos, bem que espodumênios verdes sem cromo são também chamados hiddenita.

Ela é ainda chamada “trifana” quando ela é incolor ou amarela e o espodumênio rosa violeta é a kunzita, o nome hiddenita sendo reservado aos espodumênios verdes.

A hiddenita é um cristal que nos conecta a outros mundos, possibilitando a transferência de conhecimento entre eles. Ela beneficia experiências intelectuais e emocionais, elimina o sentimento de fracasso e ajuda as pessoas que tem dificuldades em aceitar o apoio de outros.  

Exceto por sua cor, que é de um verde muito claro e suave, é muito semelhante à Kunzita.

Sua ação, também é semelhante à da Kunzita. Age como purificadora e nos problemas digestivos.

Essa pedra tem uma grande tendência ao calor e à estabilidade. Os antigos gregos a empregavam como pára-raios, para enfrentar perigos, poderes negros e moléstias.

A pedra hiddenita atua também ancorando o amor espiritual e nos apoiando em novos projetos e durante as fases mais difíceis da nossa vida.

No corpo físico, ela facilita os processos de cura,  fortalece a glândula timo e a região peitoral e é também muito indicada para os casos de problemas emocionais e estresse.

Tem poderes muito fortes sobre o sistema muscular e alivia dores reumáticas na nuca, pescoço e juntas. A água de Hiddenita fortalece a musculatura do coração e auxilia o fluxo sanguíneo. Protege contra o desgaste das juntas e artrite.

Traz mais alegrias de viver e sensação de equilíbrio. Elimina os problemas sexuais e também ativa a vida sexual de pessoas mais idosas. Protege contra depressões. Na meditação, ativa muito especialmente o coração, a alma e fortalece o amor e a amizade.

Jazidas em veios de hiddenita podem ser encontradas especialmente no Brasil (Minas Gerais, nas minas de Sapucaia e Minas Novas), República de Malgaxe, E.U.A.(Carolina do Norte, Califórnia) e Birmânia. Em Madagascar, no Afeganistão (Nuristan, Laghman e vale de Kunar).

Muitos espodumênios verdes chamados “hiddenita” perdem sua cor sob a luz : são as kunzitas queimadas para que se tornem verdes. Estas perdem seu verde artificial em alguns dias na luz pelo fato de não conterem o cromo, componente que estabiliza a cor verde nas gemas de hiddenita. Embora algumas kunzitas queimadas conservem sua cor verde.

O trabalho nesta pedra é muito delicado devido à sua clivagem perfeita (sensível à pressão). Devido ao seu pleocroísmo a mesa da pedra deve ficar perpendicular ao eixo principal. Frequentemente, a lapidação é em degraus, mas raramente em brilhante. Pode ser confundida com o berilo, crisoberilo, diopsídio, euclásio, esmeralda clara e turmalina verde.

Este é um cristal muito macio que traz calma, serenidade, confiança em si para enfrentar um exame, uma entrevista. Ajuda a superar os esforços, as dores emotivas, as emoções mal vividas. Tem uma ação benéfica sobre o sistema digestivo, os rins e a vesícula.

É um cristal muito indicado para pessoas que possuem tendência ou sofrem de depressões, perturbações psicossomáticas, perda da alegria de viver, falta da sensação de equilíbrio, falta de desejo sexual.

A Hiddenita reforça a ligação espiritual, iluminação, compaixão universal, transcendência e paz. É benéfica para os sistemas digestivos e de limpeza do organismo. Age na cura do curador.

FICHA TÉCNICA DA HIDDENITA

Chakra: Frontal

Signo: Virgem, Libra, Escorpião

Dureza: 6,5 – 7 Mohs

Composição: Silicato de Lítio e Alumínio

Origem: Brasil (Minas Gerais, nas minas de Sapucaia e Minas Novas), República de Malgaxe, E.U.A.(Carolina do Norte, Califórnia) e Birmânia. Em Madagascar, no Afeganistão (Nuristan, Laghman e vale de Kunar)

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Garante ligação espiritual
  • Compaixão universal
  • Paz
  • Iluminação
  • Limpeza
  • Alegria de viver
  • Sensação de equilíbrio

Efeitos terapêuticos:

  • Sistemas digestivos
  • Depressão
  • Doenças psicossomáticas
  • Estimula o desejo sexual
  • Coração
  • Músculos
  • Gota
  • Artrite
  • Nervos
  • Audição