A lazurita é um dos principais componentes da famosa pedra lápis-lazúli, gema decorativa que é uma rocha composta de três minerais: lazurita, calcita e pirita. Além disso, é o mineral responsável por dar a cor azul à este cristal. A lazurita faz parte do grupo dos silicatos, subgrupo tectossilicatos.

De coloração azul muito forte, às vezes violeta, apresenta brilho untuoso a vítreo, possui dureza entre 5 e 5,5.

Quimicamente, a lazurita é um aluminossilicato com outros ânions de sódio e de cálcio com enxofre cúbico. É um feldspatoide do grupo da sodalita. Tem uma cor azul profunda de grande beleza.

Seu nome deriva do árabelāzūrd, variação de lāzawárd, ou do persa lājwārd no sentido de ‘lápis-lázuli, azul’. É frequentemente confundida com a lazulita (fosfato básico de magnésio e alumínio monoclínico) e a azurita (carbonato de cobremonoclínico), cuja única semelhança está na cor azul. Embora também seja conhecida como “pedra do céu” ( em referência à sua cor).

Aparece nas rochas calcárias submetidas a metamorfismo de contato, normalmente associada com calcita, pirita, diópsido e muscovita. Também pode ser encontrada em granulitos de alta temperatura.

É um mineral caro, conhecido popularmente por dar a cor azul ao lápis-lazúli.

O lápis-lazúli foi explorado por séculos em algumas minas que ainda estão em operação no Afeganistão, no vale do Koksha, de onde foi exportado para o Oriente Médio e Europa por mais de mil anos. É também encontrado em Ovalle (Chile), bem como na Birmânia, Sibéria, Angola, Canadá e Estados Unidos.

Na Europa, a lazurita já foi usada como corante. Hoje em dia o pigmento de cor azul é produzido artificialmente, de modo que cessou a exploração desse mineral para tal fim.

Os cristais limpos e bem formados de lazurita pura são altamente valorizados pelos colecionadores.

A lazurita traz clareza e pureza da energia das forças onipresentes do universo. É excelente para a meditação, uma vez que promove a calma e aumenta a tranquilidade. Inspira tranquilidade, promove auto estima e ajuda  aliviar o estresse.  

Trata-se de uma pedra que auxilia na obtenção de equilíbrio e perspectiva em todos os setores de sua vida.  Estimula o chacra frontal  para viagem astral, visões psíquicas, clariaudiência e canalização.  

Também é usado para reduzir as preocupações e trazer insight. É uma pedra de excelente para a meditação. Ótima para tratar doenças na glândula pineal, fígado, dores de cabeça, stress,  sistema endócrino, sistema imunológico e vícios.

A lazurita é encontrada nas rochas metamórficas luminosas, nos quartzitos e algumas pegmatitas graníticas na Angola, na Áustria (Werfen, Salzburg), no Canadá (Yukon), na Bolívia, no Brasil (Minas Gerais), nos Estados Unidos (Carolina do Norte, Grave Mountains na Georgia), na Índia, em Madagascar, na Suécia.

Tem grandes efeitos calmantes sobre a mente e ajuda o nosso corpo a expelir toxinas e energias negativas. Ela auxilia na melhora energética do sistema imunológico e linfático. Ajuda também na purificação do sangue e a reduzir dores de cabeça.

Ela é uma pedra que estimula a organizarmos a nossa vida, clareando os nossos pensamentos e ajudando a melhor entender os nossos papéis nesse mundo.

No mental, ela atua desbloqueando as energias criativas, melhorando a nossa capacidade de comunicação serena que nos faz sentir parte da divindade e que aumenta muito a nossa autoconfiança.

É importante manusear este cristal com muito cuidado. É uma pedra muito fragil que se estraga nos banhos com água quente, com sabão e ácidos. Evite todo contato com produtos de limpeza e se for lavar com água morna com precaução, enxugar imediatamente.

Uma vez que a lazurita é o principal componente do lápis-lázuli, ambos têm numerosas propriedades em comum.

FICHA TÉCNICA DA LAZURITA

Chakra:  Frontal ou terceiro olho

Signo:  Libra, Sagitário, Virgem, Aquário, Touro

Dureza: 5 e 5,5 Mohs

Composição: Na6Ca2(Al6Si6O24)(SO4,S,S2,S3,Cl,OH)2

Origem: Angola, na Áustria (Werfen, Salzburg), no Canadá (Yukon), na Bolívia, no Brasil (Minas Gerais), nos Estados Unidos (Carolina do Norte, Grave Mountains na Georgia), na Índia, em Madagascar, na Suécia

Profissão: Estudantes, Professores, Contabilistas, Banqueiros, Publicitários, Artistas

Planeta:  Vênus e Urano

Mês: Setembro

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Clareza de pensamentos
  • Purifica as energias e forças
  • Meditação
  • Calma
  • Aumenta a tranquilidade
  • Auto estima
  • Alivia o estresse
  • Viagem astral
  • Visões psíquicas
  • Clarividência
  • Canalização

Efeitos terapêuticos:

  • Fígado
  • Dor de cabeça
  • Glândula pineal
  • Sistema imunológico
  • Vícios
  • Sistema endócrino