O serpentinito é uma rocha metamórfica constituída predominantemente por minerais do grupo da Serpentinita. Os serpentinitos têm cor verde-escura, mostram maior resistência à abrasão e aceitam polimento, sendo assim utilizados para revestimentos.

Composto essencialmente pelo mineral denominado Serpentinita, principalmente na forma de antigorita. Como componentes secundários ocorrem a olivina, magnetita e talco. São rochas compactas, derivadas a partir de peridotitos por metamorfismo regional. Apresentam cores que vão do verde claro ao verde escuro e, ao tato, apresentam uma sensação gordurosa. Constituem, às vezes, fonte de cromita e de platina, como ocorre no Montes Urais, ou de níquel, como na Nova Caledônia.

As propriedades físicas mais evidentes da Serpentinita são sua cor verde, aparência padronizada e sensação escorregadia. Isso lembra o observador de uma cobra e é daí que o nome “serpentina” foi derivado.

Esta pedra também é conhecida pela sua transparência translúcida, brilho ceroso, facilidade de corte em formas e sua capacidade de aceitar polimento. Essas propriedades tornam-no uma pedra preciosa popular, material arquitetônico e pedra decorativa.

A última é a capacidade da Serpentinita de resistir à transferência de calor. Isso o torna um isolador valioso. As variedades fibrosas de serpentina, como o crisotila, foram utilizadas para fabricar amianto, que tem muitos usos industriais. Seu uso hoje é limitado porque as fibras foram associadas a doenças respiratórias.

A Serpentinita é um cristal super indicado para aqueles que desejam aumentar suas habilidades psíquicas e ganhar maior conhecimento dos aspectos espirituais da existência. A pedra Serpentinita foi usada para selos nos séculos IV e V a.C. Os pastores italianos acreditavam que pequenas pedras de Serpentinita verde podiam trazer proteção contra mordidas de animais venenosos (provavelmente devido à semelhança da superfície estriada da pedra com a pele da cobra).

Os italianos também acreditavam que elas deveriam ser usadas em seu estado natural, provavelmente por causa da superstição de que instrumentos de ferro destruam a magia.

Os irlandeses muitas vezes entalhavam a Serpentinita, por eles chamada de Connamara, em alfinetes e broches.

Serpentinita é uma pedra terrena que favorece a meditação e a exploração espiritual. Pelo fato de purificar os chakras e estimular o chakra coronário, ela ativa as capacidades psíquicas e nos ajuda a entender a base espiritual da vida. Abre novos caminhos para a subida da energia da kundalini e nos ajuda a recuperar a nossa sabedoria interior e a memória de outras vidas.

A Serpentinita nos dá a sensação de que estamos no controle de nossa vida. Ela corrige desequilíbrios mentais e emocionais e direciona a energia de cura para as áreas problemáticas da nossa vida.

Este maravilhoso cristal pode ser encontrado na cor verde ou amarela na América do Norte, Inglaterra e Itália. Funciona na desintoxicação do organismo e ajuda a todos os órgãos no sistema de limpeza, além de ser benéfica para o sangue.

Ajuda a se livrar de sentimentos negativos ocorridos em relacionamentos passados, alivia medos, fobias e pânico e nos dá motivação e alegria. A serpentinita auxilia a rejuvenescer o corpo e é boa para ajudar na saúde energética do coração, rins, os pulmões e das glândulas. Acredita-se desde a antiguidade ser um estimulante para uma boa lactação, sendo que na Assíria, as mulheres que amamentavam utilizavam um cordão com uma peça de Serpentinita no pescoço.

Como possui uma grande concentração de magnésio, a Serpentinita também serve para ajudar na contração e relaxamento dos músculos sendo, por isso, excelente para grávidas e em praticantes de exercício físico intenso. Pois os benefícios do magnésio são, principalmente, contribuir para a produção de energia no organismo e ajudar no metabolismo das proteínas e gorduras.

FICHA TÉCNICA DA SERPENTINITA

Chakra: Quarto Cardíaco

Origem: América do Norte, Inglaterra e Itália.

Dureza: 2,5 – 5,5 Mohs

Composição química: Silicato básico de Magnésio

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Rejuvenescimento
  • Protege contra animais peçonhentos
  • Trás força e vitalidade
  • Motivação
  • Alegria
  • Alivia de medos, fobias e pânicos
  • Abre novos caminhos
  • Proteção
  • Cura

Efeitos terapêuticos:

  • Doenças infecciosas e do sangue
  • Gravidez
  • Coração
  • Circulação
  • Metabolismo