O coral,  são esqueletos de seres vivos orgânicos marítimos que habitavam todos os mares quentes e de secreção calcária. Estes recifes, com sua multiplicidade colorida, estão entre as maiores belezas naturais de nosso planeta.

O maior recife de corais do mundo de 2000 km de comprimento situa-se na costa oriental da Austrália, é atualmente um parque nacional.

O coral pode ser branco, rosa, azul, preto, vermelho, mas a cor mais valorizada sempre foi o vermelho, encontrado nas Ilhas Canárias, no Japão e na Austrália.

Desde os primórdios da vida humana, os corais são mencionados em muitas lendas e respeitados como pedra mágica de proteção.

Acreditava-se que os corais eram sangue divino relacionados à felicidade e à riqueza, e protegiam de perigos diários como acidentes, falsos amigos e magia negra.

Os corais formam recifes, atóis e bancos de coral através de troncos com numerosas ramificações. Para a obtenção de gemas são utilizados somente os esqueletos calcários desses organismos.

Existe uma grande variedade de cores e formas, entre elas destaca as cores vermelho, rosa, branco, cinza e preto.

Cada Coral apresenta pequenas diferenças de qualidades. O vermelho é estimulante, o rosa calmante, o branco estabilizante, o cinza harmonizante e o preto absorvente.

As diferentes cores de Coral podem ser usadas sozinhas, em combinações ou todas juntas.

Devido à estrutura e ao padrão de crescimento dos Corais, eles são indicados tanto para a estrutura do esqueleto, quanto para o sistema circulatório.

Sendo ótima para o tratamento das enfermidades dos ossos e do sangue, como a artrite e a anemia, além de favorecer os órgãos de limpeza e ajudar a combater doenças mentais.

Como o Coral é um organismo que se forma durante longos períodos de tempo, ele tem uma ligação com o passado e pode transmitir conhecimento.

Pense nele como um recém-nascido aberto para um fascinante mundo novo e como um velho sábio desejoso de compartilhar a sabedoria da experiência.

Eles são formados por pequenos polipos (ou zoófitos), que se alojam em minúsculas cavidades segregando uma substância calcária através de suas bases.

A altura dos troncos de coral é de 20 a 40 cm, a espessura dos seus ramos chega até 6 cm.

O coral é um esqueleto de organismos marinhos e pode ser encontrado em oceanos de todo o mundo.

Efeitos para o Corpo: O coral protege de doenças infecciosas e sangue. também protege a mulher durante a gravidez e o feto contra deformações.

Tem efeito fortalecedor sobre o coração e a circulação sanguínea, o estômago e o fígado, purifica o sangue e auxilia no tratamento dos distúrbios da menstruação da mulher, prevenindo infertilidade e falta de apetite sexual no relacionamento.

O Coral é único entre as pedras de cura porque sua formação se dá no elemento água, em vez de terra.

Em seu elemento natural, ele é cercado e constantemente banhado pela purificadora água salgada.

E como a Lua influência nos mares, ela reforça as propriedades curativas do Coral se deixada a exposição ao luar.

Uma outra característica pouco usual do Coral é sua afinidade com todos os signos zodíaco, além de ser recomendado para os artistas, atletas, quiropráticos, jardineiros, dentistas, fazendeiros, ortopedistas, vendedores e veterinários.

O coral, também chamado de sangue dos deuses, fortalece o sentimento do amor, a necessidade de relacionamento e amizade, protege da influência de pessoas más e invejosas, ameniza depressões, proporciona energia, alegria, vitalidade.

Na meditação, o coral nos inunda com maior energia vital e rompe bloqueios espirituais e mentais. nossa circulação relaxa e temos uma sensação maravilhosa de tranquilidade e satisfação.

Através do amor que sentimos e compartilhamos, também recebemos mais amor de outras pessoas.

É muito indicado quando existe necessidade de relacionamento e amizade, ficar livre das influências de pessoas más e invejosas, aliviar as depressões, ganhar energia, ter alegria e vitalidade, remover bloqueios espirituais e mentais.

Edgar Cayce sugeriu o Coral para acalmar emoções. Apesar do homem primitivo ter adquirido gosto estético por ele, os antigos acreditavam que quem estivesse com um Coral vermelho ou branco poderia amenizar tempestades e atravessar largos rios em segurança.

Eles também acreditavam no conhecimento notório do seu poder de estancar o sangue de ferimentos, curar a loucura e dar sabedoria. No entanto, segundo se acreditava, para funcionar como amuleto, o Coral deveria ser usado, tanto quanto possível, em seu estado natural. Na Itália, somente as peças que haviam sido apanhadas recentemente do mar tinham valor.

Além disso, de modo a exercer todos os seus poderes contra mágicas e encantamentos, o Coral deveria ser usado num local onde sua cor brilhante fosse notada. E se por acaso ele se quebrasse, a mágica cessava. As partes separadas não tinham virtude, pois o espírito habitante do cristal saía da peça danificada, levando consigo seu poder de talismã. Os Corais para uso gemológico são transparentes a opacos, nas cores vermelha rosa ou laranja, apresentam outras cores como branco, preto, marrom, azul ou creme, porém não para uso gemológico.

Tem baixa dureza (3,5 a 4,0), sendo assim são frágeis e com facilidade eles se quebram. Existem relatos que seu uso data de desde 1.200 AC, seu uso gemologico é principalmente para fabricação de Camafeus, Colares, Pulseiras e também pingentes em estado bruto.

Por ser uma gema frágil todo cuidado é pouco, não o coloque em contato com nenhum ácido, ou sabão e sempre lavar com sabão neutro, não deixar próximo a locais que possam ter a temperatura elevada, pois poderá danificar e dificilmente conseguirá “dar vida” a ele novamente. Quando for comprar uma Joia com Coral tenha sempre na mente que é uma gema muito frágil, e deverá ter cuidados especiais com ele.

FICHA TÉCNICA DO CORAL

Signo: Todos

Chakra: Terceiro Plexo Solar

Elemento: Água

Profissão: Artistas, Atletas, Dentistas, Quiropráticos, Fazendeiros, Jardineiros, Ortopedistas, Vendedores e Veterinários

Origem: Ilhas Canárias, Japão, Austrália e todos os mares quentes

Dureza: 3 – 4 Mohs

Composição química: CaCO2, Carbonato de cálcio (+magnésia+matéria orgânica)

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Necessidade de relacionamento e amizade
  • Influência de pessoas más e invejosas
  • Depressões
  • Energia
  • Alegria
  • Vitalidade
  • Energia vital
  • Bloqueios espirituais e mentais
  • Tranquilidade

Efeitos terapêuticos:

  • Doenças infecciosas e do sangue
  • Gravidez
  • Coração
  • Circulação
  • Estômago
  • Fígado
  • Sangue
  • Distúrbios da menstruação
  • Infertilidade
  • Falta de apetite sexual