O quartzo rutilado ou rutilo é o cristal de quartzo com fios de ouro e outros metais dentro de si, esta variedade de cristal possui uma poderosa energia vibracional que promove em seu portador felicidade e prosperidade além da abertura dos caminhos mais difíceis e da ajuda a superar grandes dificuldades, por conta de sua intensa propriedade energética o quartzo rutilo reorganiza as células do corpo beneficiando-o por completo, sendo portanto muito útil no tratamento de diversas enfermidades como aquelas ligadas a área da psicologia.

O Rutilo possui uma energia poderosa capaz de abrir os caminhos para o sucesso, aumentar nosso poder de manifestação e atrair muita prosperidade, ele ativa nossa âncora cósmica, nos alinhando com o centro da Terra e o centro da Galáxia e assim potencializa todas nossas energias e capacidades, é um super agente de limpeza energética pois purifica nosso campo bioenergético e irradia vibrações etéricas que dissolvem todos tipos de energias negativas.

O rutilo possui ação muito positiva para algumas doenças crônicas dentre elas o hipotiroidismo, hipertiroidismo, AIDS, gastrite, etc… Esta é capaz de minimizar sequelas cármicas que trouxemos de outras vidas, principalmente aquelas de caráter sexual. O rutilo também desenvolve o chakra sacral, ativando nossa energia vital, por isso é muito indicada para aquelas pessoas que vão passar por exames, tais como concursos públicos, seleção de emprego, vestibulares e testes escolares. Tal cristal também tem ação ligada ao chakra quarto cardíaco, melhorando consideravelmente o órgão e, por este ter a função de bombear todo o sangue do organismo, ajuda na circulação,  além disso, ele é muito eficaz contra a inveja, ódio e outros tantos sentimentos mesquinhos que produzem energias negativas contra você.

O rutilo é uma pequena pedra leve e frágil, por isso é necessário ter todo um cuidado ao manipulá-lo para que não quebre. Seu nome vem do latim, cujo significado é “aquilo que é cintilante, resplandecente, intensamente brilhante, aquilo que resplandece”, ou seja, rutilante. Em geral o rutilo ou quartzo rutilado é transparente e tem um brilho metálico adamantino com a coloração avermelhada, mas pode ter outras variações de cores próximas.

Essa pedra tem um efeito muito interessante no lado mental das pessoas que possuem medo quanto às transformações que podem ocorrer na vida e isso é muito importante, pois se analisarmos a vida de forma independente, é fácil notar que ela se movimenta e faz parte de todo um contexto. Portanto, mudar de casa, mudar de emprego e mudar de carro, por exemplo, deveria ser algo natural, mas para quem não acha isso, o rutilo pode ajudar e muito nessa transformação.

Quanto ao campo emocional ela é utilizada nas mazelas depressão, fazendo com que muitas fobias desapareçam, tais como: medo de altura, medo da morte, medo de animais, etc. Por fim, quanto ao lado espiritual, o quartzo rutilado promove uma espécie de perdão interno, fazendo com que possamos esquecer situações difíceis vividas no passado e superá-las. Esta pedra maravilhosa é usada na TVP (terapia de vidas passadas) como agente facilitador de todo o processo e pela regularização de energias dispersas.

Este mineral pode ser usado em meditações, pois facilita a concentração e sua conexão com o mundo astral. Sendo assim, é muito comum vermos esse cristal no pescoço, nos tornozelos, nas orelhas ou mesmo no pulso dos praticantes de yoga, atividades mediúnicas, etc. Os terapeutas holísticos a utilizam de forma a tratar diversos males, tais como: problemas de origem sexual, agitação, crises de pânico, medos injustificados, problemas cardíacos e de circulação, etc.

O Rutilo atrai a prosperidade, favorece as conquistas, aguça a intuição, aumenta nosso poder de atração e manifestação e recarrega a energia sexual. Ele abre os caminhos para as conquistas, ajuda a enxergar armadilhas e perigos, desata nós energéticos, purifica a Aura e acelera a acumulação de riquezas. Esta pedra super energética também aumenta nossa força de vontade, aguça a nossa intuição e desintegra todas vibrações negativas ao seu redor. O Rutilo melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, age como um regenerador celular e ajuda a impedir a manifestação de problemas de ordem sexual,  no emocional, ele ameniza os estados de espírito melancólico e depressivo, alivia medos, fobias reduz a ansiedade e ajuda a esquecer dores do passado.

O Rutilo também fortalece o sistema respiratório, ajuda no tratamento de doenças crônicas, a favorece a desintoxicação do sangue. Para atrair prosperidade e abrir os caminhos, use uma joia de Rutilo ou deixe o na sua mesa de trabalho. Para purificar e atrair prosperidade para sua casa ou escritório, mantenha um Rutilo de tamanho médio na sua sala ou no ambiente de estudos e negociações. Se deseja usar suas propriedades terapêuticas aproxime o do local que deseja tratar e visualize uma luz amarela saindo cobrindo todo o local a ser tratado.

FICHA TÉCNICA DO Quartzo rutilado

Signo: Leão

Chakra:  Base, Cardíaco

Elemento:  Fogo

Planeta: Sol

Origem: Brasil, Paquistão, Madagascar, China, França e Bretanha.

Profissões: eletricista, motorista, engenheiro , (qualquer outra que utilize algum tipo de maquinário para exercê-la).

Bodas: 35 anos

Dureza: 6 – 6,5 mohs

Composição química:  Titânio, óxido com titânio, cobre, ouro, traços de cálcio

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Abre os caminhos
  • Independência
  • Depressão
  • Fobias
  • Perdão interno
  • Compreensão
  • Concentração com o mundo espiritual
  • Agitação
  • Crises de pânico
  • Terapia com vidas passadas
  • Inveja
  • Ódio

Efeitos terapêuticos:

  • Problemas sexuais
  • Circulação
  • Problemas cardíacos