fbpx

Ágata de Fogo e seus significados e propriedades

Ágata de Fogo e seus significados e propriedades

A identificação da Ágata de Fogo é uma questão um tanto complicada e mesmo controvertida, pois algumas pessoas consideram-na um tipo de Cornalina enquanto outras a classificam como Opala.

Provavelmente a confusão é gerada porque, na verdade, a Cornalina e a Ágata de Fogo são ambas membros da família das Calcedônias. Contudo, a Ágata de Fogo tem, realmente, propriedades curativas distintas, e os peritos consideram-na uma pedra especial.

Ela é  encontrada na América do Norte, e surge em tons laranja, marrom, azul ou verde. Talvez o aspecto mais importante dessa pedra seja sua ligação com as energias da terra. O seu uso acalma e faz com que seja excelente para ser utilizada antes da meditação.

A palavra Ágata significa “boa”, “bondosa”, “pedra do bem”. O nome foi popularizado através da escritora de romances policiais ingleses, Agatha Christie. As Ágatas são encontradas no mercado em várias cores produzidas artificialmente, mas as cores naturais são geralmente pálidas e cinzentas. É importante saber que estes processos de colorização, mesmo não sendo naturais, não diminuem os poderes deste cristal e sim os dão novos potenciais.

As Ágatas são pedras que têm o poder de harmonizar yin e yang, as forças positiva e negativa que mantém o equilíbrio do universo. Tem grande poder de cura, trabalha com os chakras e age conforme a cor de cada tipo. Tonifica e revigora o corpo, ajuda a despertar e abrir o seu interior. Em crianças é usada como proteção.

As Ágatas são encontradas em várias cores, mas as cores naturais são geralmente pálidas e cinzentas. Por meios artificiais adquirem colorações diferentes e tonalidades brilhantes.

A Ágata era usada no Egito como amuleto dos Faraós, servia para proteger dos raios e das tempestades, aplacar a sede e ajudar na verbalização. Hoje é muito usada na confecção de objetos de arte (cabos de talheres, cinzeiros, bandejas, espátulas, maçanetas de portas), pedra para anel, broches, etc.

Ajuda a harmonizar a existência de quem a usa e induz a um suave relaxamento. Como outras pedras afinada com a terra, pode favorecer o desempenho sexual, também alivia problemas estomacais e do sistema endócrino.

A ágata de fogo possui uma enorme energia concentrada que pode canalizar de maneira bastante sutil as forças e vibrações que a regem. Por isso é muito interessante quanto a terapias de cura.

Além disso, por trazer sorte aos seus portadores, ela também é muito utilizada em cordões e amuletos de prosperidade.

Suas vibrações atuam junto ao cosmos no sentido de ajudar a resolver todos os problemas relacionados ao amor, auxiliando nas conquistas e na retomada de relacionamentos perdidos.

Este cristal tem importante atuação nas doenças do trato gastrointestinal e além disso, ela fortalece as artérias e protege intimamente o útero, fazendo com que a circulação sanguínea seja melhor distribuída e com isso também melhor aproveitada pelo organismo.

Essa característica ajuda muito quando pensamos na assimilação dos remédios convencionais pelo corpo, já que é melhor absorvido. Este mineral também é muito bom para a saúde da pele.

Os peritos dizem, frequentemente, que as pedras de cor alaranjada são altamente estimulantes e deveriam ser usadas com muito cuidado, em virtude de sua capacidade de trazer à tona problemas ocultos. Com a Ágata-de-Fogo isto pode ser uma vantagem.

Suas emanações terrestres nos ajudam a examinar e lidar com calma e segurança os problemas que se acumulam. Pode ser usada em qualquer parte do corpo, por qualquer período de tempo, e sempre ajudará a suavizar situações difíceis.

A dureza na Ágata na escala Moh é de 7, isto significa que a Ágata-de-Fogo não consegue ser riscada com agulha, tesoura ou vidro. Esta dureza é uma das formas de definir a pedra natural. Além disso, sua lasca pode riscar um vidro de janela.

De acordo com as lendas Árabes a Ágata ajuda a distinguir entre verdadeiros e falsos amigos.

Esta bela pedra é encontrada em todos os cantos do nosso planeta mas é mais famosa no Brasil, Ural, África e Índia. É raro encontrar Ágatas na Austrália e do Canadá.

Primeiro de tudo, lembre-se que a pedra deve ser tratada com respeito e não jogada em qualquer lugar. É recomendado guardar seus cristais em sacos feitos de tecido natural (algodão, linho ou mesmo o couro são excelentes para a ocasião). Você pode optar também em uma caixa de madeira.

É um cristal que têm o poder de harmonizar as forças positivas e negativas que mantém o equilíbrio do universo. Possui grande poder de cura e age conforme a cor de cada tipo. Tonifica e revigora o corpo, ajuda a despertar e abrir o seu interior. Em crianças é usada como proteção.

VEJA TAMBÉM:

Ágata 

Ágata Rosa

Ágata Azul

FICHA TÉCNICA DA ÁGATA DE FOGO

Signo: Áries, Leão, Virgem, Capricórnio e Gêmeos

Chakra: Quarto

Elemento: Fogo

Planeta: Marte

Vibração: Alta

Profissão: Dentistas, oculistas e pessoas que trabalham com cura

Origem: Brasil , Botswana, Alemanha, Índia, Madagascar, EUA

Dureza: 7 Mohs

Composição química: Sílica SiO2

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Induz ao relaxamento
  • Traz a tona os problemas ocultos e os ajuda a resolvê-los com calma
  • Cura
  • Meditação
  • Forte ligação com as energias da Terra
  • Prosperidade
  • Atrai boa sorte
  • Atua na libido
  • Ajuda a resolver situações difíceis
  • Coragem

Efeitos terapêuticos:

  • Problemas estomacais
  • Sistema endócrino
  • Desempenho sexual
  • Protege o útero
  • Circulação sanguínea
  • Pele