Muito associada a místicos e videntes, as Bolas e Esferas de Cristal sempre causaram fascínio e mistérios sobre suas propriedades tanto esotéricas quanto metafísicas. Atualmente, com o conhecimento que nos é permitido acerca do mundo dos cristais, podemos ter uma maior compreensão e desvendar algumas de suas propriedades. Uma das principais característica do cristal de quartzo é o armazenamento de informações, o que o faz merecedor do título de “cérebro da natureza”. Uma mínima partícula de cristal pode conter uma infinidade de informações e um claro exemplo disso são os chips de computador, que nada mais são que silício, ou seja, cristal. Hoje em dia, o homem vive cercado de cristais por todos os lados.

As bolas de cristal possuem a capacidade de renovar as energias do ambiente e aumentar a vitalidade do local, tudo isso através dos raios que emitem ao refletir a luz solar ou a luz de uma lâmpada forte. Já a bola de cristal facetado é usada para equilibrar áreas onde os elementos estão em conflito trazendo sucesso, prosperidade e bons relacionamentos. A principal atuação dos cristais ocorre num plano energético sutil, ou seja, na origem de todas as coisas. E o processo básico da atuação dos cristais é absorver, armazenar, transformar e irradiar a energia. Por isso, a simples presença de um cristal num ambiente ou próximo ao corpo já é suficiente para gerar um processo de limpeza e renovação energética, assim como a ampliação do campo magnético.

É  importante esclarecer a diferença entre as pedras brutas e as que tiveram sua forma alterada por algum tipo de lapidação. Alguns estudiosos apontam que, ao ser lapidado, um cristal pode ter sua estrutura molecular alterada. No entanto, não devemos nos esquecer que, mesmo nesse caso, sua composição básica permanece a mesma. Daí ser a bola de cristal um objeto tão mágico e poderoso, já que ela continua com a composição básica do quartzo aliada ao poder da esfera. Toda forma circular sugere o livre fluxo da energia, além do círculo ser o símbolo da totalidade. As esferas são formas poderosas que irradiam a energia de uma forma homogênea, sendo de grande auxílio na cura e na harmonização.

De um modo geral, o uso dos cristais pode ser feito de duas formas: ativa e passiva.

O uso passivo é aquele que a maioria de nós pratica, ou seja, temos alguns cristais que estão em nossa casa, na sala, no quarto, no escritório e, ás vezes, até esquecemos de sua presença, mas com certeza eles estão incessantemente trabalhando pela manutenção do equilíbrio energético do ambiente. Já o uso ativo se dá quando nos conscientizamos da força e poder que reside em cada uma dessas pedras e passamos a ativá-las através de meditações, energizações e programações conscientes. Quando possuímos uma Bola de Cristal, estamos perdendo tempo se não dedicamos um pouquinho da nossa energia à sua ativação. Podemos ter Bolas de Cristais de várias cores e não só de quartzo branco, que são as que imediatamente vêm à nossa mente.

Como em todo trabalho com cristais, as cores são importantes, já que especificam a área de atuação daquela pedra. O cristal de quartzo branco, conhecido como o “avô do mundo” é, na escala hierárquica, o mais soberano e, por seu poder, atua como se fosse o “coringa” – em todas as situações se adapta. Uma das formas fáceis de descobrir para que serve uma determinada pedra é através de sua cor. Cada cor possui uma freqüência vibratória que ativa determinados campos de energia, estados psicológicos e físicos.

Vamos agora a um exercício simples, mas de grande poder com as bolas de cristal. As bolas de quartzo branco são as mais recomendadas para os exercícios de focalização e desenvolvimento da percepção. Ao iniciar os exercícios não se assuste se em seu cristal aparecerem seres, cidades, galáxias, imagens às vezes estranhas que a nossa mente consciente pode querer classificar. No início é importante deixar de lado a tentativa de interpretar cada imagem que surge. Sinta-se apenas um observador. 

Por isso, ao iniciarmos as práticas com a bola de cristal, começamos apenas sentindo o aumento da concentração, a capacidade de aprendizado se tornando mais rápida e fácil, os sentidos ficando mais sensíveis e começamos a nos guiar mais pela voz interior, já que nesses exercícios podemos com facilidade contatar aquela região de nosso ser que tudo conhece e sabe todas as respostas. Em primeiro lugar, escolha um ambiente agradável, onde você terá a certeza de que não será incomodado durante o exercício. Se possível, sempre que o repetir, faça-o no mesmo local, que é uma forma de criar um campo energético propício à realização de rituais. Dedique-se plenamente, não importa se dez minutos ou uma hora.

Às vezes, alguns segundos podem proporcionar experiências que não vivenciamos em anos de prática. Escureça o ambiente e prepare-o da forma que sua intuição mandar. Cerque-se de tudo que lhe traga boas imagens e o faça sentir-se bem. Uma música suave ao fundo e um incenso de aroma agradável podem ajudar.

Comece sentado diante da bola, relaxando de olhos fechados por alguns instantes, até sentir vontade de abri-los – o que deve ser feito de uma forma lenta e calma. Agora, olhe para algum ponto da bola e fixe o olhar, sem forçar. Procure piscar ou mexer os olhos o mínimo possível. Em seguida, solte-se e relaxe, deixando que as imagens que começarão a se formar ganhem vida e interajam com você.

BOLA DE QUARTZO BRANCO: Grande aliada no desenvolvimento da intuição e abertura da percepção. Para aumentar a clareza mental, a memória, os insights e desenvolver a vidência, faça o seguinte exercício: todos os dias, de preferência no mesmo horário, num ambiente tranqüilo e escuro, acenda uma luz azul por trás da sua bola. Fixe os olhos num ponto em seu interior e fique sem piscar pelo tempo que conseguir, até os olhos começarem a lacrimejar. Depois relaxe e repita esse exercício vários dias seguidos, no mínimo 21 dias. (Como todo exercício, seus resultados dependem da perseverança e constância). Pode ser usada também para massagem no chakra da palma das mãos (para os terapeutas).

BOLA DE PIRITA: Receba uma dose extra de energia fazendo a massagem na coluna, da base até a nuca, com movimentos circulares. Quando estiver desvitalizado, segure a bola de Pirita na palma da mão direita e massageie o plexo solar no sentido horário durante alguns minutos.

BOLA DE QUARTZO ROSA: A massagem na altura do chakra cardíaco com a Bola de Quartzo Rosa trará um efeito calmante e dissolverá pouco a pouco tensões, angústias e registros emocionais negativos. A face também pode ser massageada com a Bola Rosa para que sejam dissolvidas rugas de preocupação.

BOLA DE AMETISTA: Usada para renovar as energias estagnadas, regenerando o campo áurico. Segure a bola de ametista na altura do plexo solar, deixando que ela toque seu corpo e faça 3 inspirações lentas e profundas. Faça o mesmo segurando a bola de ametista na altura do terceiro olho (entre as sobrancelhas).

BOLA DE HEMATITA: Uma das mais poderosas esferas de limpeza energética. Consegue absorver, desobstruir e dissolver dores e as tensões acumuladas. Deve ser usada em massagens na coluna. A pessoas deve ficar deitada e a Bola de Hematita deslizar lentamente do alto da coluna até sua base (os movimentos devem ser feitos sempre de cima para baixo), durante alguns minutos. Esta massagem pode ser feita em todas as partes do corpo que estiverem tensionadas ou doloridas.

As bolas de cristal são instrumentos realmente poderosos, porém, tornou-se apenas mais um mito da cultura cigana assim como a leitura das mãos ou até mesmo a leitura de cartas. Os poderes atribuídos a este instrumento não estão relacionados com magias e feitiços, mas com as forças da natureza. Os cristais usados nas bolas são substâncias com muita energia. E essa força é ainda mais presente em objetos esféricos, pois, devido ao seu formato, centralizam os fluidos. 

Aqui estão mais algumas utilidades das Esferas de Cristal feitas a partir de outros tipos de cristais:

Bola de Calcedônia:

Serve para desmagnetizar os chacras das mãos. Deve ser usada por pessoas que lidam com outras tratando, orientando, aconselhando.

Bola de Calcedônia Branca (quartzita):

Massagear o corpo todo para energização. Depois lavar e colocar no sol.

Bola de Ametista e Bola de Quartzo Rosa:

Boas para massagens corporais, para equilibrar a energia dos chakras das mãos. 

Bola de Rutilo:

Boa para massagear a coluna, do cóccix até a nuca. Equilibra as energias.

Bola de Quartzo Fumê:

Estimula o chacra raiz. Massagear a área do cóccix.

Bola de Hematita:

Ajuda a descarregar o excesso de energia dos chakras dos pés e também das mãos. Descarrega também a energia negativa.

Bola de Calcita:

Muito boa para a memória. Deve-se tê-la no local de estudo. Pode-se colocá-la no chakra da testa por alguns minutos.

Fonte: Site Universus