O que é o Quartzo:

QuartzoQuartzo é considerado o mineral mais abundante existente na Terra. Sua forma mais conhecida são as de cristais de quartzo, semelhantes a pedaços de vidros quebrados.

As formações dos quartzos fazem parte de um processo geológico que pode levar milhares de anos. As pedras de quartzo são compostas principalmente de Dióxido de Silício (SiO2), estando presente em todos os tipos de formações rochosas do planeta, sejam ígneas, metamórficas ou sedimentares.

O quartzo é considerado um dos minerais comuns mais resistentes, com um alto grau de dureza, ficando atrás apenas de minerais raros como o diamante e o topázio.

Outra característica típica dos cristais de quartzo é a sua diversidade de cores, ou seja, são alocromáticos.

A palavra quartzo deriva de um termo alemão de origem desconhecida, mas que teria sido aplicado pela primeira vez por Georgius Agricola, considerado o “pai da geologia”.

Atualmente, as pedras de quartzo são comumente utilizadas na confecção de objetos de decoração, como bijuterias, ornamentos e etc.

Popularmente, algumas pessoas acreditam que os cristais de quartzo possuem propriedades espirituais, purificantes ou mesmo curativas.

Cores do quartzo

De acordo com a cultura popular, as diferentes cores dos quartzos têm significados distintos e específicos para cada necessidade humana.

Quartzo verde

É interpretada como a pedra que simboliza a coragem, a natureza, o otimismo e o equilíbrio. Supostamente, acredita-se que seus poderes ajudam na cura da insônia, stress e outros males.

Quartzo rosa

Simboliza o amor e o coração, ajudando a curar alguns problemas de origem cardíaca, de acordo com a superstição popular.

Quartzo azul

O quartzo azul simboliza o estado de relaxamento e paz de espírito. A sua principal vantagem seria para auxiliar nos problemas de perda de memória.

Quartzo roxo

Este cristal – também conhecido por ametista – simboliza a meditação, harmonia e tranquilidade.

Quartzo amarelo

O quartzo amarelo, também conhecido por citrino, representa a segurança. Supostamente, esta pedra tem o poder de auxiliar as pessoas contra pesadelos, fobias e depressões.

Quartzo branco

É popularmente conhecido por ajudar a aumentar a concentração, além de ser considerado um dos cristais com maior valor espiritual.