A Pedra do Sol ou Goldstone é uma pedra misteriosa que nos atrai com a sua luz cintilante, como se mil sóis brilhassem dentro dela, pois é um cristal que não se forma naturalmente apesar de ser composto por minerais naturais tratando-se de uma gema sintética, em outras palavras, são gemas cultivadas em laboratório que têm as mesmas características físicas e químicas, como a pedra da natureza extraída do garimpo. São produzidas em um laboratório, reproduzindo as condições naturais em que suas contrapartes naturais são formadas.

O efeito com cristais cintilantes que compõem a Pedra do Sol é produzido por monges italianos, que mantêm a sua composição em segredo. Diz a lenda que os monges e os alquimistas italianos tentaram criar uma ligação direta entre a Terra e o Céu em homenagem a Jesus e por um acaso, a mistura começou a fluir e a cintilar como se fosse ouro. Os monges juraram guardar o segredo da sua composição até à eternidade. Existe hoje em dia outro cristal que é mais comum, também chamado pedra do sol, e cujos cristais derivam de inclusões microscópicas de hematite, que produzem o efeito cintilante. Mas é claro que este segredo não se manteve e hoje em dia é possível encontrar este cristal em quase todos os cantos do mundo.

A pedra do sol deriva de inclusões microscópicas de hematite, que produzem o efeito cintilante. Apesar de sintética, a pedra do sol é um poderoso amuleto que tem a capacidade de atrair a alegria, a felicidade e a energia, pois transporta consigo a luz do sol e a sua força. Este cristal ajuda a libertar de todas as mágoas, tristezas, cansaço e energia negativa, revitalizando todos os chakras e aumentando a energia positiva que nos envolve. É uma pedra muito positiva para ter maior alegria de viver, encoraja o otimismo e renova o espírito. Este cristal possui a força da luz, por isso é útil para combater a depressão e tristeza. Como é um cristal colorido e garrido, transmite alegria e enche de felicidade e amor aqueles que o trouxerem consigo.

Ajuda a melhorar os efeitos das depressões, diminui a tristeza e a melancolia e atrai o calor e  os sentimentos amorosos. Sob o ponto de vista físico, a Pedra do Sol é benéfica no tratamento de problemas gastro-intestinais e ajuda a limpar os rins, a bexiga e os intestinos, para além de contribuir para a perda de peso. É também muito útil para minimizar as dores de coluna.

Ajuda a resolver problemas de cunho sexual e a tratar doenças nos órgãos genitais, além disso, a energia e a força emitidas por este cristal são importantes para que pessoas que têm a auto-estima em baixo, pois transmite paz interior, sentido de união e comunhão, restituindo a alegria de viver. Sabe-se que os Vikings percorreram milhares de quilômetros em direção à Islândia e à Groenlândia, descobrindo, sem dúvida, a América do Norte, por volta do ano 1000, bem antes de Cristóvão Colombo. Mas sua capacidade de navegar sem bússola em longas distâncias, e em condições desfavoráveis (noite polar, neve), ainda é considerada um mistério. Como em algumas regiões do norte as luzes do dia são perpétuas, eles não poderiam ter  usado estrelas para navegar e não havia ainda as bússolas magnéticas.

Assim, a solução foi usar a pedra, como presente em algumas sagas, inclusive a do herói Sigurd, que usava a solarsteinn, Pedra do Sol.

A Pedra do Sol teria permitido, segundo a saga escandinava, aos navegadores Vikings orientarem-se, mesmo com mau tempo ou em dias nublados pois além de seus excelentes conhecimentos astronômicos e marítimos, eles teriam utilizado a Pedra do Sol, olhando através dela para detectar a posição exata do astro-rei, invisível a olho nu, deduzindo assim a posição do navio. Pelo seu brilho, este cristal foi oferecido pelos Gregos ao Rei Hélios, o Deus do Sol, porque pensavam que esta pedra protegia a Terra de todos os males e perigos, a Pedra do Sol tinha a função de “manter a Terra no seu lugar e o Sol no céu”.

Na Índia era apreciada porque se acreditava que servia de escudo protetor contra o infortúnio.

A pedra do sol é um cristal vibrante, inspirador e iluminado.

Ele estimula a alegria de viver e uma natureza benévola, além de intensificar a intuição ajudando a libertar de todas as mágoas, tristezas, cansaço e energia negativa, revitalizando todos os chakras e aumentando a energia positiva que nos envolve.

Possui a força da luz, por isso é útil para combater a depressão e tristeza.

Diminui a melancolia e atrai o calor e os sentimentos amorosos.

Se a vida perdeu a doçura, a pedra-do-sol a restaura e nos ajuda a cuidar de nós mesmos, clareando todos os chakras e trazendo luz e energia possibilita que o eu verdadeiro brilhe mais alegremente. Por tradição, a pedra do sol é associada á deuses benevolentes, à sorte e à fortuna e é esta combinação alquímica e vibracional que dá origem a uma profunda conexão com a luz e com o poder regenerativo do sol durante a meditação e no dia-a-dia fazendo dela extremamente útil para desatar amarras com outras pessoas, estejam elas nos chakras ou na aura pois essas amarras, que têm o efeito de drenar nossas energias, podem estar no nível mental ou emocional e proceder de pais, filhos ou amantes.

A pedra do sol restabelece suavemente o contato com a outra pessoa e rompe essas amarras. Mantenha essa pedra com você durante o tempo todo, caso ache difícil dizer não e viva fazendo sacrifícios pelos outros. Eliminando a co-dependência, ela nos ajuda a tomar posse do nosso poder pessoal e a ter independência e vitalidade. Se você tem o hábito de adiar tudo,a pedra do sol o ajudará a superar essa tendência.

Do ponto de vista emocional, essa pedra atua como um antidepressivo e acaba com a melancolia e é particularmente eficaz nos casos de depressão relacionados ao inverno, pois compensa a pouca luz do sol nesse período do ano ajudando-nos a não nos sentirmos discriminados, em desvantagem ou abandonados. Elimina inibições e apegos, a pedra do sol reverte o sentimento de fracasso e aumenta a valorização e a confiança em nós mesmos.

Estimulando o otimismo e o entusiasmo, ela nos ajuda a ver o lado positivo dos acontecimentos até o pessimista mais incorrigível reage à pedra do sol. Este cristal incrível estimula o poder de autocura, regula o sistema nervoso autônomo e harmoniza todos os órgãos, trata dores de garganta crônicas e alivia úlceras de estômago e é excepcionalmente benéfica para depressões de inverno, a pedra do sol melhora nosso ânimo durante esta estação e serve para gradear o corpo e aliviar problemas nas cartilagens, no reumatismo e nas dores e incômodos em geral.

A Pedra do Sol é indicada para o sucesso nas realizações, reconhecimento e autoestima por ser uma pedra vibrante, inspiradora, iluminada, que ajuda a cuidarmos de nós mesmos. Por tradição é associada a Deuses benevolentes, à sorte e à fortuna pois é uma pedra alquímica que dá origem a uma profunda conexão com a luz e com o poder regenerativo do Sol, durante a meditação e no dia a dia. Ela é extremamente útil para desatar amarras com outras pessoas, estejam elas nos chakras ou na aura pois essas amarras que têm o efeito de drenar a nossa energia, podem estar no nível mental ou emocional e proceder de pais, filhos ou amantes.

FICHA TÉCNICA DA Pedra do sol 

Signo: Leão

Planeta: Sol

Polaridade: Masculina

Chakra: Plexo solar

Origem: Italia, Brasil, EUA, Canadá, Índia e Rússia

Composição química: Silicato de alumínio, cálcio e sódio

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Deixar em evidência
  • Chamar a atenção
  • Atrai alegria
  • Força
  • Energia
  • Revitalizador de chakras
  • Autoestima
  • Sucesso
  • Fama
  • Autoconfiança

Efeitos terapêuticos:

  • Problemas gastrointestinais
  • Ajuda a limpar os rons
  • Bexiga
  • Intestino
  • Problemas sexuais e nos órgãos genitais