A Morganita rosa é encontrada no Brasil, Tailândia, Madagascar, África e Estados Unidos e seus cristais rosa são maravilhosamente transparentes. Quando foi descoberta na Califórnia, o comprador de joias da Tiffany, Kunz, comprou tudo o que podia e vendeu para o colecionador de pedras preciosas, J.P. Morgan, de onde provém o nome deste cristal encantador. Foi Morgan o dono do maior exemplar de Morganita encontrado até então. Este lindo cristal ativa, limpa e energiza os chacras do coração e do timo, ajudando a fluir o amor em nossas vidas. Pessoas de ambos os sexos encontrarão benefícios ao usar a Morganita. Mas, para as mulheres, a Morganita ajuda a perceber que podem ser independentes dos homens e sentir a harmonia com as energias masculinas. Para os homens, a Morganita possibilita que equilibrem suas energias masculinas e femininas sem que percam a masculinidade.

A Morganita nos ensina a fazer apenas o necessário. É uma ótima pedra para quem precisa enfrentar uma vida estressante e abrir mão das bagagens desnecessárias.Atrai o amor e ajuda a conservá-lo. Trata-se de uma pedra que estimula pensamentos e atitudes amorosas, abrindo espaço para que possamos apreciar a vida e aproveitá-la.

Por ser uma pedra cor-de-rosa, ela ativa e purifica o Chakra do coração, alivia o estresse do dia-a-dia e beneficia todo o sistema nervoso. Alinhando com o Chakra Umeral propicia a recepção e transmissão de energia do amor incondicional.

Essa pedra nos ajuda a reconhecer os nossos mecanismos de fuga, as nossas intransigências e o nosso egoísmo, que bloqueiam nosso avanço espiritual. Ajuda-nos a tomar consciência das necessidades da nossa alma que foram negligenciadas.

Auxilia no reconhecimento de necessidades emocionais não-satisfeitas e de sentimentos que não foram expressos. É uma pedra poderosa para combater a resistência consciente ou inconsciente à cura e à transformação, eliminando a vitimização e abrindo o coração para receber amor e cura incondicionais.

A energia das morganitas rosas ou salmão tem bom efeito e ajuda na cura das vias urinarias, sobre os músculos, câimbras, e dores da coluna. A morganita é uma gema de tonalidade rosa que, apesar de belíssima, ainda é pouco conhecida pelos apreciadores e compradores de joias. Isso pode ser facilmente exemplificado se ela for comparada a outras pedras preciosas, pertencentes ao grupo dos berilos, a qual faz parte, como a água-marinha e a esmeralda.

Este fato pode estar associado ao seu recente reconhecimento. Apesar de ter sido encontrada há milhares de anos, foi somente em 1911 que os gemólogos a nomearam e atestaram-na como uma legítima pedra preciosa, e não somente como uma variação de um mineral berilo. Em sua forma natural, pode ser encontrada como um cristal ou uma passa petrificada, com poucas inclusões. Sua cor rosa é resultado da presença do manganês e do ferro em sua composição, mas ela também pode surgir em tons de laranja-rosado e salmão, sempre translúcidas (a variação dos elementos químicos é que será responsável pela tonalidade). Minas Gerais é um dos estados brasileiros que mais a produz, porém, a morganita pode ser encontrada também em jazidas de países como o Afeganistão, Madagascar e Estados Unidos.

A morganita é reconhecida misticamente por seus efeitos terapêuticos sobre as vias urinárias, os músculos, a respiração e a digestão. Em relação à psique, ela atua emitindo fortes vibrações, auxiliando pessoas inquietas a terem mais calma e confiança no dia a dia. O planeta que a rege é Vênus e ela é associada ao signo de Libra. Tem uma energia protetiva e é uma gema poderosa para aqueles que se vitimizam constantemente, ajudando a reconhecer pensamentos de fuga.

Aos 53 anos de casados, comemora-se Bodas de Morganita. A gema, que tem como símbolos o amor e os sentimentos, é referência para aqueles que estão há muitos anos juntos. Portanto, presentear um casal nesta data comemorativa com uma joia com esta gema, é uma atitude muito significativa.

Mas você não precisa esperar tantos anos para ofertar a uma pessoa especial uma joia com uma morganita, há os aniversários, natal, formaturas, etc. Nos EUA, por exemplo, esta tem sido uma pedra bastante procurada para anéis de compromisso em um namoro. E independente do momento, não faltarão oportunidades para surpreender alguém com esta belíssima gema.

FICHA TÉCNICA DA MORGANITA

Dureza: 7,5-8 Mohs

Signo: Libra

Chakra: Cardíaco

Elemento: Ar

Planeta: Vênus

Origem: Brasil, Madagascar, Sudoeste da África, EUA, Tailândia

Composição química: Be3Al2Si6O18

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Calma
  • Confiança
  • Limpa a alma
  • Amor
  • Autoconfiança
  • Amor próprio
  • Renovação emocional
  • Telepatia
  • Sentimentos
  • Oráculo

Efeitos terapêuticos:

  • Sistema urinário
  • Relaxante muscular
  • Câimbras
  • Lumbago
  • Dores da coluna
  • Regula o batimento cardíaco
  • Respiração
  • Digestão