Magnesita ou magnesite é um mineral composto por carbonato de magnésio (MgCO3). O magnésio pode ser substituído por ferro formando-se uma série isomorfa com a siderita (FeCO3). Pode conter pequenas quantidades de níquel, cobalto, cálcio e manganês. A dolomite (Mg,Ca)CO3, é praticamente impossível de distinguir da magnesita, esta que ocorre em veios e serpentinitos ou como produto de alteração destes ou de outras rochas ricas em magnésio em zonas de metamorfismo regional ou de contato. Estas magnesitas são muitas vezes criptocristalinas e contêm sílica na forma de opala e cherte.

Entre os atributos da Magnesita estão a capacidade de promover paz na meditação e no relaxamento. Colocada sobre o terceiro olho, esta pedra aumenta a visualização e as imagens. Ela abre o chakra do coração e estimula o amor sincero, incluindo o amor próprio, o qual é necessário antes que se possa receber o amor de outras pessoas tornando esta pedra muito útil na prática do amor incondicional, em situações onde os relacionamentos com outras pessoas são difíceis devido ao seus comportamentos ou vícios. Ela ajuda a se sentir em equilíbrio, a manter-se sereno e permite à outra pessoa ser totalmente o que é sem  que haja exigências de mudanças ou ser afetado pelas dificuldades que a outra pessoa vive.

Psicologicamente, a Magnesita ajuda a reconhecer pensamentos e sentimentos  inconscientes e explorar os motivos para que existam, levando-nos até o passado, se necessário, induzindo atitudes positivas diante da vida. A Magnesita ajuda as pessoas egoístas a se colocarem em segundo plano e as ensina a ouvir atentamente os outros.

Sua forma semelhante ao cérebro, proporciona um poderoso efeito sobre a mente, trazendo para os hemisférios harmonia e estimulando ideias e onde aplicá-las, proporciona efeito calmante sobre as emoções, oferecendo paciência nos períodos de stress emocional, ajuda as pessoas nervosas e medrosas e, ainda, os auxilia a superar a intolerância e a irritabilidade.

Esta pedra contém um alto nível de magnésio e ajuda o corpo a absorver esta substância, este cristal maravilhoso desintoxica e neutraliza os odores corporais, atua como relaxante muscular e age como um agente antiespasmódico, trata dos problemas menstruais, estomacais, intestinais e vasculares, alivia as dores ocasionadas pelas pedras renais e da vesícula biliar, acelera o metabolismo, ajuda a tratar dos problemas dos ossos e dos dentes e previne a epilepsia, abaixa o colesterol ruim e previne contra angina e arteriosclerose. É muito útil na prevenção de doenças do coração, equilibra a temperatura corporal, abranda a febre e calafrios.

A Magnesita possui potentes propriedades metafísicas e sua vibração é impressionante. Ela pode ter vários tipos de efeitos, dependendo do que se quer obter. Usada na meditação, a Magnesita permite entrar em sintonia com a energia do coração permitindo à mente responder aos desejos do coração. Isso ajuda a viver em equilíbrio e alinhamento com as necessidades e aspirações do coração. Por ensinar a ter amor próprio, a Magnesita eleva a auto-estima.

Devido à sua semelhança com a Turquesa, a Magnesita tem sido vendida como Turquesa branca mas, na verdade, são pedras completamente diferentes. É encontrada mais facilmente na cor branca mas ela pode ser,também, cinza, rosa, marrom e amarela. É encontrada em poucos lugares, entre eles, Áustria, Polônia,Itália, África do Sul e Brasil, sendo as brasileiras as melhores.

A Magnesita ajuda a compreender os outros, compreendendo primeiro a si próprio, pois faz-nos prestar a atenção nas áreas onde podemos estar enganando a nós mesmos. Ela permite que olhar para si próprio mais claramente. Este tipo de introspecção e é um excelente atributo pois, enquanto não houver honestidade com si próprio, fica difícil conduzir bem a vida.

FICHA TÉCNICA DA MAGNESITA

Dureza: 3,5 – 4,5 Mohs

Vibração: Alta

Origem: Áustria, Polônia,Itália, África do Sul e Brasil

Composição química: MgCO3

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Auto reflexão
  • Trabalha o egoísmo
  • Empatia
  • Estimulante de ideias
  • Acalma as emoções
  • Ajuda a superar a intolerância e irritabilidade

Efeitos terapêuticos:

  • Melhora a absorção do magnésio
  • Desintoxica e neutraliza os odores corporais
  • Relaxante muscular
  • Problemas menstruais, estomacais, intestinais e vasculares
  • Alivia as dores ocasionadas pelas pedras renais e da vesícula biliar
  • Acelera o metabolismo
  • Ajuda a tratar dos problemas dos ossos e dos dentes
  • Previne a epilepsia
  • Abaixa o colesterol ruim
  • Previne contra angina e arteriosclerose
  • Equilibra a temperatura corporal, abranda a febre e calafrios