Euclásio é um mineral composto basicamente por berilo, alumínio e silício. Tem brilho vítreo, grau de dureza bastante alto e cristaliza-se no sistema monoclínico. Sua coloração pode ser: azul-claro, verde-claro ou incolor. É usado como pedra preciosa e ocorre normalmente associado ao berilo e topázio. É encontrado no Brasil, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. Ocorre em veios ou cavidades de rochas eruptivas, de origem secundária em pegmatitos. Presente também em veios ou filões metalíferos. Tem o hábito prismático, dureza 7,5, fratura conchoidal.

É por causa da sua clivagem perfeita que esta pedra se chama assim, do grego “eu” por facilmente e “klasis” pelo que se quebra. Ela se fratura em tiras pequenas muito facilmente, incolor em geral, é a variedade azul que é mais procurada.

Desde o século XVIII o Brasil tem sido o principal produtor mundial de euclásio, proveniente das jazidas situadas nos arredores de Ouro Preto, Minas Gerais. Recentemente, três novos depósitos deste mineral foram descobertos no mesmo Estado. Em 1979-80, garimpeiros exploraram cerca de 10 kg de material gemológico e de coleção. A situação geográfica deste depósito permaneceu desconhecida na literatura geológica; ele está localizado próximo do vilarejo de Olhos d’Água, município de Bocaiúva, noroeste de Minas Gerais. Pouco tempo após, uma outra ocorrência foi descoberta na mesma região, a cerca de 25 km NNW da cidade de Itacambira, de onde foram extraídos 3 kg de euclásio, a maior parte para coleção. As ocorrências de Gouveia foram detectadas pelos autores, durante prospecção aluvionar sistemática visando o conhecimento de minerais “satélites” do diamante na região, mas os espécimes encontrados têm somente importância mineralógica. Em todas as situações descritas, o mineral ocorre disseminado e/ou concentrado em bolsões relacionados a uma estreita zona feldspática de veios de quartzo pegmatóides, cortando quartzitos do Supergrupo Espinhaço (Bocaiúva e Itacambira), ou xistos e rochas graníticas do Complexo Pré-Espinhaço (Gouveia).

O euclásio é um mineral bastante raro na natureza, apresentando com freqüência propriedades gemológicas. Desde o século XVIII, o Brasil destaca-se como o principal produtor mundial de euclásio. Em Minas Gerais, as jazidas clássicas deste mineral estão associadas às jazidas de topázio imperial na região de Ouro Preto. Euclásio de origem pegmatítica ocorre principalmente próximo de São Sebastião do Maranhão, na Fazenda Santana do Encoberto.

Recentemente os autores, pesquisando a natureza dos minerais pesados que acompanham o diamante na região centro-norte de Minas Gerais, descobriram três novas ocorrências de euclásio, localizadas em áreas dos municípios de Bocaiúva, Itacambira e Gouveia. Vários espécimes encontrados nas duas primeiras ocorrências apresentaram características gemológicas.

O presente estudo objetiva a descrição geológica e mineralógica destes três depósitos, assim como discutir sobre a presença desse mineral em áreas de contexto estratigráfico bastante diferentes, demonstrando assim o ainda limitado conhecimento acerca da metalogenia regional.

Os depósitos de topázio imperial, incluindo provavelmente os de euclásio, foram descobertos na região de Ouro Preto por volta de 1760. O célebre mineralogista Haüy descreveu primeiramente o euclásio em 1792 a partir de amostras da região, mas apenas Echwege (1822) localizou a proveniência do mineral ao identificá-lo em meio a um lote de topázios oriundos daquela área. Na atualidade são conhecidas oito áreas produtoras de euclásio no Brasil, algumas delas com várias ocorrências distintas. A maioria dos depósitos está situada no Estado de Minas Gerais.

Ocorrem na área quartzitos avermelhados, fortemente recristalizados e silicificados, atribuídos à Formação Galho do Miguel, do Supergrupo Espinhaço (Schmidt, 1970). O euclásio está associado à zona de borda, caolinizada, de um veio de quartzo com hematita, de cerca de 10 m de comprimento por 2 m de largura, cortando os quartzitos. O mineral ocorre disseminado e/ou concentrado em pequenos bolsões. O material secundário, elúvio-coluvionar, foi também objeto de exploração.

O euclásio aparece em cristais euédricos a subédricos, de coloração amarelada clara a média, raramente terminados. Espécimes de qualidade gema são comuns, tendo Bank (1980) destacado que o depósito forneceu uma pedra com 50 ct, depois de lapidada O maior cristal observado média b cm de comprimento ao longo do eixo c (55,6 g). A clivagem (010) perfeita é característica de todas as amostras estudadas. O peso específico, medido em 8 amostras, é de 3,095±0,010 g/cm3, e os índices de refração menor e maior são 1,651 e 1,671±0.001 com uma birrefringência de 0,020±0,001.

Ainda não está bem caracterizada a gênese da jazida do Buriti das Porteiras. A presença de feldspatos caolinizados junto ao veio de quartzo sugere atividade pegmatítica, muito embora esta seja bastante incomum ao longo da Serra do Espinhaço. Nenhum outro mineral pegmatítico foi observado. O potencial do depósito é também pouco conhecido, já que as escavações não ultrapassaram 1,5 m de profundidade. Informações obtidas do garimpeiro “Pingo” indicaram uma produção total de 12 kg (9 kg em 1979-80 e 3 kg em 1983, estes em parte recuperados a partir dos rejeitos anteriores).

O Euclásio conhecido também como “Estrela da Índia”, emana uma energia calma e tranquila gerando felicidade, altruísmo, benevolência, serenidade e positividade. Quando colocado sobre o chakra da coroa, a pedra euclásio estimula o dom da comunicação e faz com que a pessoa sinta orgulho de suas próprias tarefas executadas. O Euclásio é recomendado para pessoas que precisam lidar com pessoas com temperamento difícil. No corpo físico, o euclásio é um aliado contra ferimentos pequenos, contusões, artrite, câimbras e é um poderoso anti-séptico.

FICHA TÉCNICA DO EUCLÁSIO

Chakra: Coroa

Dureza: 7,5 Mohs

Origem: Brasil

Composição química: BeAlSiO4(OH)

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Calma
  • Felicidade
  • Altruísmo
  • Benevolência
  • Serenidade
  • Positividade
  • Comunicação
  • Orgulho
  • Temperamento difícil

Efeitos terapêuticos:

  • Ferimentos pequenos
  • Contusões
  • Artrite
  • Câimbras
  • Anti-séptico