Esfênio, também conhecido como Titanita, possui maioria de seus exemplares transparentes com uma gama de cores diferentes, embora a mais comum no mercado seja a amarela esverdeada. Sua maior virtude é o poder de ajudar na capacidade de aprender coisas novas. Acelerando o aprendizado, ajudando a absorver melhor as informações e ainda fazendo um link com ideias intuitivas similares a outras disciplinas.

Esta pedra aumenta a força de vontade e a realização de seus desejos, excelente para ajudá-lo a pensar mais claramente, estimulando a criatividade e a organização. O Esfênio promove a abundância e a prosperidade em todos os aspectos de sua vida, estimula a visão psíquica e ajuda a desenvolver a intuição. Durante a meditação faz uma conexão com seus guias espirituais trazendo uma sensação de paz e alegria.

O nome vem do grego sphen, que significa cunha: uma alusão ao formato de seus cristais quase sempre muito pontudos, já o nome Titanita deriva do elemento Titânio. Também conhecida como titanita, esta gema de coleção ocorre nas cores amarela, verde e marrom. Em estado bruto, é reconhecível por sua forma cristalográfica com aspecto de cunha, clivagem prismática e, nos exemplares facetados, por sua elevada dispersão (superior à do diamante e realçada ao lapidá-lo em estilo brilhante, mas nunca em cabochão).

Quimicamente, constitui-se de um silicato de titânio e cálcio, de dureza 5 a 5 ½, densidade 3,52 (± 0,02) e pleocroísmo intenso. Seus elevados índices de refração, 1,900 – 2,034 (± 0,020), proporcionam um brilho sub-adamantino e sua elevada birrefringência, da ordem de 0,100 a 0,135, ocasiona a duplicação das arestas do pavilhão em exemplares lapidados, ao serem observados através da mesa.

Denominado titanita devido ao seu elevado teor de titânio; ocorrendo desde transparente até translúcido, na forma de cristais monoclínicos de cor marrom avermelhado, cinza, amarelo, verde ou vermelho. Estes cristais são tipicamente esfenóides (do grego sphenos, cunha) de hábito prismático, de forma losangular com terminações em cunha.

Possuindo um brilho adamantino a ligeiramente resinoso, a titanita tem uma dureza de 5.5 com fraca clivagem. O peso específico varia de 3.52 a 3.54. O índice de refração da titanita é entre 1.885-1.990 e 1.915-2.050 com forte birefringência de 0.105 a 0.135 (biaxial positivo). A titanita é uma fonte de de dióxido de titânio , TiO2, usado em pigmentos e admirada como gema quando livre de falhas.

O esfênio exibe um espectro de absorção com uma série de linhas nas regiões do alaranjado e do amarelo, devidas aos denominados elementos terras raras. O principal veio brasileiro localiza-se no município de Capelinha, em Minas Gerais. Identificada em 1795, seu nome exprime seu forte teor em titânio. Ela foi por muito tempo chamada de esfênio que vinha do grego “sphenos”, canto, que qualificaria muito bem a forma de seus cristais em forma de canto. A broquita de mesma composição cristaliza em um outro sistema cristalino : ortorrômbico e a uma dispersão mais forte ainda. Os mineralogistas a chamam titanita mas o antigo nome de esfênio é mais utilizado pelos geólogos.

Magos e feiticeiros de diferentes países vêm utilizado a titanita ao longo dos séculos como um instrumento para se atrair simpatia e atenção às pessoas à sua volta. Muitos usam esta pedra como amuletos a fim de proteger uma pessoa da energia negativa emitida das grandes cidades ou no intuito de proteger a casa de raios, incêndios, catástrofes naturais. Alguns acreditam que este mineral usado como amuleto pode proteger a casa de ladrões.

FICHA TÉCNICA DO ESFÊNIO

Signo: gêmeos, leão, virgem, sagitario

Chakra:  Plexo Solar

Origem: Paquistão, Itália, Rússia, Brasil, Suíça, Madagascar, Áustria (Tirol), Canadá (Ontário) e Estados Unidos ( California).

Dureza: 5.0 à 5.5 mohs

Composição química:  CaTi[SiO5] silicato de titânio e de calcio

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Acelera o aprendizado
  • Força de vontade
  • Realização de desejos
  • Clareza mental
  • Estimula a criatividade
  • Organização
  • Intuição
  • Abundância
  • Prosperidade

Efeitos terapêuticos:

  • Estômago
  • Digestão
  • Intestino delgado
  • Absorção do corpo
  • Neurônios