fbpx

Turmalina Negra e seus significados e propriedades

Turmalina Negra e seus significados e propriedades

A turmalina negra desenvolveu-se de granitos por atividades vulcânicas e transformou-se em rochas cuja composição foi alterada pela ação do calor e da pressão.

Seus cristais são o principal exemplo de minerais que se carregam eletricamente quando sujeitos à mudanças de temperatura. Possuem potencial eléctrico permanente e são encontrados em diversas cores e tonalidades. A palavra turmalina é uma corruptela da palavra turamali do cingalês para pedra que atrai a cinza (uma referência às suas propriedades piroeléctricas).

Concluiu-se que a turmalina é a única pedra que recebe os elétrons da atmosfera e gera eletricidade contínua de 0,06 mA (miliamperes), sendo a partir de então, denominada “Pedra Elétrica” essa tremenda natureza elétrica estimula o sistema nervoso, regula a temperatura do corpo, a respiração, os batimentos cardíacos, a taxa hormonal, e aumenta a defesa do organismo.

Estudos confirmam que a turmalina acumula e fornece aos usuários íons negativos, que por sua vez fortalecem a energia vital das pessoas.

A turmalina negra é a pedra “pára raio” das energias negativas. Sendo por excelência uma super pedra de proteção capaz de dissipar todos os tipos de energia negativas. Não absorve energia negativa, mas a repele. Por esta razão sugere-se que as pessoas sempre tragam consigo uma turmalina preta para a proteção.

Tem propriedades elétricas, como todas as turmalinas, e também ajuda a defesa contra doenças debilitadoras, como condições cardíacas , artrite e sistema imunológico fraco. Ensina como conservar-se radiante nas circunstâncias mais obscuras e como manter uma consciência espiritual vivendo em grandes cidades poluídas e cercadas de gente sem consciência.

Os minerais do grupo da turmalina constituem em um dos mais complexos grupos de minerais de silicato quanto à sua composição química, sendo todos eles ciclossilicatos.

Trata-se de um conjunto de minerais de silicato de boro e alumínio, cuja composição é muito variável devido às substituições isomórficas (em solução sólida) que podem ocorrer na sua estrutura.

Os elementos que mais comumente participam nestas substituições são o ferro, o magnésio, o sódio, o cálcio e o lítio existindo outros elementos que podem também ocorrer. A turmalina tem clivagem prismática boa a pobre, e pobre clivagem romboédrica. A sua fractura é de subconcoidal a regular.

Tem dureza 7-7.5 e o seu peso específico é de 2.9-3.2, a densidade é mais elevada nas espécies portadoras de ferro.

Os exemplares vão de transparente a opacos com lustrevítreo, por vezes resinoso em espécimes escuros.

A turmalina cristaliza no sistema trigonal e apresenta-se geralmente sob a forma de cristais de longos e delgados a prismáticos e colunares grossos geralmente com secção triangular. É interessante notar que as terminações dos cristais são assimétricas (hemimorfismo). Os cristais prismáticos delgados são comuns num granito de grão fino chamado aplito frequentemente formando um padrão radial.

A turmalina é distinguida pelos seus prismas de três faces; nenhum outro mineral comum apresenta três faces. Os prismas têm frequentemente estriações verticais bem marcadas que produzem um efeito triangular arredondado. A turmalina raramente é euédrica, uma exceção eram as dravites de Yinnietharra, Austrália ocidental. O depósito foi descoberto nos anos 70 mas encontra-se já esgotado.

A turmalina apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as turmalinas ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores do arco-íris, azul, verde, vermelho, amarelo ou cor-de-rosa etc e raramente são incolores.

Os cristais bicoloridos e multicoloridos são relativamente comuns, reflectindo variações da composição do fluido durante a cristalização. Os cristais podem ser verdes numa extremidade e cor-de-rosa na outra ou verdes no exterior com interior cor-de-rosa (este último tipo é por vezes chamado turmalina melancia).

A variedade mais comum de turmalina é a schorl, descrita pela primeira vez por Johannes Mathesius em 1524. Estima-se que possa corresponder a 95% ou mais de toda a turmalina existente na natureza. O significado da palavra schorl é um mistério tratando-se talvez de uma palavra de origem escandinava.

Gemas de turmalina, vivamente coloridas, provenientes de Sri Lanka, foram trazidas para a Europa em grandes quantidades pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, para satisfazer a sua procura como objecto de curiosidade e como gema. Nessa altura não se sabia que a schorl e a turmalina eram o mesmo mineral.

A turmalina é encontrada em dois tipos principais de ambientes geológicos. Rochas ígneas, em particular o granito e pegmatitos graníticos e nas rochas metamórficas como o xisto e o mármore. O schorl e as turmalinas ricas em lítio são geralmente encontradas em granitos e pegmatitos graníticos. As turmalinas ricas em magnésio (dravites), estão limitadas aos xistos e aos mármores.

Além disso, a turmalina é um mineral resistente e pode ser encontrada em quantidades menores na forma de grãos em arenitos e conglomerados.

Todos os cristais hemimórficos são piezoeléctricos e frequentemente também piroeléctricos. Isto é, quando aquecidos, os cristais da turmalina tornam-se carregados electricamente – positivamente numa extremidade e negativamente na outra, tal como uma bateria. Devido a este efeito os cristais de turmalina em colecções podem apresentar uma camada de pó pouco recomendável quando exibidos sob luzes que produzam muito calor. As propriedades eléctricas pouco comuns da turmalina tornaram-na famosa no século XVIII.

A turmalina é usada em joalharia, em manómetros e alguns tipos de microfones. Nas jóias, a indicolita azul é a mais cara seguida pela verdelita verde e pela rubelita cor-de-rosa. Ironicamente, a variedade mais rara, a acroíta incolor, não é apreciada sendo a menos cara das turmalinas transparentes.Estudos confirmam que a Turmalina acumula e fornece aos usuários íons negativos, que por sua vez fortalecem a energia vital das pessoas. Já os antigos gregos e egípcios apreciavam as Turmalinas negras como pedras de auto confiança, perseverança e resistência. Elas funcionam como pára-raios e contra todos os influxos negativos, radiações e magia negra.

É  por excelência uma pedra de proteção capaz de absorver e dissipar todos os tipos de energia negativa, mesmo aquelas direcionadas propositalmente por magia negra ou sentimentos ruins como inveja e ódio.Ela tem ainda a incrível capacidade de captar a energia da atmosfera do Planeta (Ionosfera) e então emitir em todas as direções partículas carregadas conhecidas como íons, as quais são capazes de purificar o ar e a água além de promover melhoras no metabolismo. Esta interessante característica é útil também para reduzir os efeitos negativos de ondas eletromagnéticas de celulares e demais equipamentos eletrônicos.

Por sua capacidade de emitir radiação infravermelha na faixa de 9 mícrons, a Turmalina Negra é também útil para terapias, sendo muito recomendada para a melhora energética da circulação nos microvasos sanguíneos.A Turmalina Negra livra o corpo de radiações negativas e de bloqueios, que pesam sobre todo nosso sistema nervoso. Ela favorece a musculatura, melhora juntas e ossos sujeitos a dores.

No campo mental a turmalina negra deixa as pessoas com mais disposição, energia e voltados para a produção. No emocional ela é muito conhecida por auxiliar muitas pessoas ao redor do mundo a saírem de processos depressivos, alguns bastante severos até. No campo espiritual a turmalina negra consegue dissipar energias negativas dos ambientes com a sua poderosa energia mística, fazendo com que climas tensos se tornem mais amáveis e pessoas rudes se tornem mais flexíveis e receptivas.

Como ela trabalha muito com as energias negativas, é preciso ter um cuidado especial no que diz respeito a limpeza e energização desta pedra.Na psiquê, a Turmalina Negra libera e protege o nosso corpo de influências negativas, como também contra energias negativas de pessoas com as quais entramos em contato e de magia-negra. A Turmalina Negra é uma das mais poderosas pedras de proteção de nosso corpo e de nossa alma.

Na meditação, propicia nossos próprios desejos, consciência de nós mesmos e metas de vida. Ela traz luz e, em pouco tempo, uma elevação de consciência, promovendo uma forte concentração em níveis mais conscientes e espirituais. As turmalinas-Pretas tem uma função muito libertadora e esclarecedora sobre muitas das nossas questões em aberto.

É um cristal indicado para desconfianças, cobiça, inveja, ciúmes, consciência, influências negativas e magia negra. Radiação em geral, computadores, queimaduras de Sol, sensibilidade às mudanças do tempo, sistema nervoso vegetativo, coração, rins, artrite, pele.

As pedras pretas são muito poderosas, mas é importante, é necessário saber usá-las, porque, tal como o aspirador de pó, elas absorvem as impurezas, isto é, as energias negativas; e assim como o aspirador precisa ser limpo para uma nova e eficaz limpeza, elas também precisam. A limpeza das pedras pretas precisa e deve ser feita com maior regularidade do que as pedras comuns; afinal, elas fazem a “limpeza pesada”.

Algumas coisas são importantes frisar e mesmo repetir. Para usar pedras pretas e cristais, você precisa limpá-los, energizá-los, programá-los, conversar com eles, pedir-lhes ajuda, dizer que os ama, orar por eles e ainda fazer algum pedido específico ou especial. 

Geralmente é o cristal que escolhe você, mas pode haver reciprocidade. 

Há um cristal para cada finalidade, mas o quartzo branco é uma espécie de “clínico geral”, assim como o é a rosa branca, o Anjo Gabriel, o banho de alecrim. 

Saiba como programar e limpar o seu cristal CLICANDO AQUI.

Estar “astralmente empoeirado” é pior do que estar fisicamente sujo. A “poeira astral” entristece, deprime, dificulta. Os cristais, como os banhos, incensos, entre outros recursos, ajudam você na limpeza e na energização do seu ambiente, da sua aura, de todos os seus corpos, enfim. O preto simboliza a ausência de cores e o seu poder está ligado à capacidade de absorver as energias negativas ou de as repelir.

Há uma grande variedade de pedras pretas entretanto e a que mais recomendamos para limpeza pesada é a Turmalina Negra.

A Turmalina Negra é coberta de linhas verticais, também chamadas linhas condutoras, porque fazem com que a energia circule.

Serve também para meditação quando as pessoas estão em estado de choque, pois pode ser colocada na base da coluna, tendo um quartzo branco na outra extremidade, o qual pode ser também colocado na nuca.

A Turmalina limpa os canais subtis da coluna e trabalha na polarização das energias. Como escudo protetor, repele as energias; por isso, é recomendado utilizar um cristal auxiliar pois, se foi programada para proteger, protege mesmo. O que significa que além de bloquear e expulsar todo o mal, não deixa que nenhuma outra energia entre, ainda que boa. Assim acontece também em relação ao banho de sal grosso que faz a limpeza geral, mas precisa de outro banho ou de outro recurso para desbloquear ou reenergizar. Quando você deixar uma pedra preta para limpar o ambiente, deve cercá-la com quartzos rosa, branco e verde.

Uma das pedras mais fortes dentre todas, tem a maravilhosa propriedade de proteger contra energia negativa. A Turmalina Negra é uma pedra essencialmente de proteção, e portanto usada em limpezas espirituais.

Ela é diferente das outras pedras de proteção porque, não suga energia negativa para si, ela se livra da energia negativa, ela expulsa energia negativa ao invés de pega-la para si, por este motivo pode ser utilizada com mais tranquilidade. O quartzo fumê por exemplo é uma pedra que atrai energia negativa, portanto fica extremamente carregada, gerando um foco de energia negativa. 

A Turmalina Negra é uma pedra bastante conhecida dentro da terapia com cristais, pelos seus inúmeros benefícios.

A Turmalina Negra  tem o poder de nos proteger contra a energia mais nociva dentre todas, a inveja. A inveja é mais poderosa que a magia negra, mais poderosa que a praga, é mais nociva que a maioria dos malefícios, inclusive porque é a grande motivadora disso tudo. 

A inveja é a força destrutiva, que atua silenciosamente, que quando  se percebe,  normalmente muitas coisas já foram perdidas. Comumente deixa um rastro na aura, que perdura durante anos se nada for feito para sua retirada. Esta energia não sai da nossa aura sozinha, é preciso limpá-la, para que os chakras voltem a funcionar normalmente.

A inveja causa doenças, físicas e psicológicas, amarra a vida financeira, e principalmente a vida sentimental.

As pessoas invejadas, cobiçadas, amaldiçoadas, são facilmente percebidas, pois são aquelas que  tem tudo para serem  felizes, tem tudo para serem vitoriosas, mas  somente colhem  fracassos.

É claro que fracassos podem ter outros motivos, mas a inveja é um grande gerador de derrotas. Usar a Turmalina é algo fácil e barato.

O Chakra Raiz, ou Muladhara é o grande responsável pela retirada de  energia negativa, coisa que  ele faz  naturalmente, porém em certos casos, ele não consegue mais desempenhar sua função natural e a energia negativa fica então acumulada, causando danos. Todos os médicos são unânimes em dizer que exercícios físicos são benéficos a saúde, o que é uma verdade também espiritual,  uma vez que ginástica ativa o Chakra Raiz, fazendo com que ele se una a terra, e deposite nela toda a energia negativa. Um ótimo exercício seria as caminhadas ao ar livre, que fazem uma maravilhosa  conexão com a terra deixando nosso corpo mais saudável, e nossa energia melhor.

A Turmalina negra faz este processo de forma natural, pois é uma das suas propriedades. Geralmente este processo tem que ser gradual, porque muita energia negativa saindo de uma vez pode dilacerar o Chakra, e também contaminar o local. Quando uma Turmalina Negra é colocada no Chakra Raiz, acontece uma enorme descarga, e pelo fato da maioria das pessoas não conseguirem ver as energias elas desconsideram este fato, portanto todo cuidado é pouco quando se faz limpeza espiritual. Quando a Turmalina Negra recebe muita carga negativa, ela desfragmenta em pedacinhos.

Caso isso aconteça é bom devolvê-la para a natureza,  jogando-a no mato, ou em um jardim, ou ainda enterra-la, enfim qualquer processo onde ela seja devolvida à mãe natureza. Para proteção pessoal pode ser usada em anéis, colares, brincos ou carregada junto ao corpo em bolsas ou em nosso veículo. Nas terapias energéticas suas formas naturais de bastão são as mais indicadas. Na purificação de energias do ambiente, recomenda se usar uma Turmalina Negra natural de tamanho maior, de acordo com o tamanho do ambiente.

Para a purificação da água, podemos deixa la por alguns minutos em imersão, porém como pode soltar pequenos pedacinhos, é necessário passar esta água por uma nova filtragem em filtro de vela ou similar, capaz de reter este material. É muito importante que saibamos qual a pedra que está relacionada com profissão que exercemos, pois de fato ela poderá abrir caminhos, oportunidades, fazer decolar carreiras e, principalmente, trazer o propício bom ambiente de trabalho, sem o qual nenhum ofício é produtivo. 

VEJA TAMBÉM:

Turmalina Azul

Turmalina Rosa

Turmalina Verde

Turmalina Melancia

FICHA TÉCNICA DA Turmalina Negra 

Signo: Libra, Escorpião, Peixes e Capricórnio

Chakra: Base

Elemento: Eletricidade

Planeta: Plutão, Vênus e Marte

Energia: Receptiva

Mês: Outubro

Profissão: Profissionais de segurança, justiça, advogados

Origem: Suécia, Ural, EUA, Brasil, Namíbia, Sri Lanka

Dureza: 7 a 7,5 Mohs

Composição química: Borossilicato complexo de alumínio

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Proteção pessoal contra energias negativas
  • Purificação de energias de ambientes
  • Aplicação energética e florais
  • Desfaz trabalhos de magia negra

Efeitos terapêuticos:

  • Fortalece o sistema imunológico
  • Aumenta a vitalidade física
  • Favorece o realinhamento da coluna vertebral
  • Auxilia pessoas com dislexia
  • Auxilia pessoas com artrite
  • Ajuda a dispersar o estresse e a tensão
  • É muito útil quando usada em sabonetes e produtos de beleza (por ação de seus íons vitalizantes)
  • Pode ser usada em filtros de água (por sua ação purificadora)

ATENÇÃO:

  • As turmalinas negras costumam lascar ou desintegrar em algumas situações: Quando alguém com a energia muito pesada a toca ou quando ela protege seu portador de alguma energia negativa. Se isso acontecer, é importante que as lascas da pedra sejam enterradas.