O Silício Sílex (latim: silex, sílex ou “pedra dura”) é um elemento químico de símbolo Si de número atômico 14 (14 prótons e 14 elétrons) com massa atómica igual a 28 u. À temperatura ambiente, o silício encontra-se no estado sólido. Foi descoberto pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius, em 1823 e é o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre, perfazendo mais de 28% de sua massa, ficando atrás somente do Oxigênio e seus 47% de composição da crosta.  

Este mineral aparece na argila, feldspato, granito, quartzo e areia, normalmente na forma de dióxido de silício (também conhecido como sílica) e silicatos (compostos contendo silício, oxigênio e metais). O silício é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones, que são substâncias plásticas muitas vezes confundidas com o silício.

O Silício Sílex possui uma coloração singular e muito bela. Seus cristais possuem um brilho metálico que variam de acordo com a luz indo de azul, roxo, verde, rosa até dourado em um fundo negro.

Este cristal é um dos doze elementos principais na composição dos organismos vivos, e mesmo em pequenas quantidades ele desempenha um papel biológico importante , especialmente nas estruturas de suporte do organismo. O silício, atua desde o nascimento até a morte do indivíduos. É um remédio essencial para o tecido conjuntivo e endotelial , que cobre todos os nossos órgãos. O sangue humano contém cerca de 10mg por litro de silício. O organismo tem cerca de 7g deste elemento, mais do que ferro (3 a 3,5g) e muito mais do que cobre (100 a 150mg).

O silício está presente principalmente nos ossos, nas paredes vasculares, no pâncreas, nos tendões, nos músculos, nas glândulas supra-renais, no baço, no fígado, nos rins, no coração, na tireóide e no timo. Muitos desconhecem , mas o silício, tem papel importante no metabolismo do cálcio, pois juntamente com o cloreto de magnésio e sob a ação da vitamina D, ele assegura a assimilação do cálcio e a sua fixação na célula óssea. Além disso, ele evita a precipitação do cálcio nos tecidos, impedindo a calcificação destes especialmente nas artérias.

Em indivíduos que sofreram algum tipo de fratura, o silício age acelerando este reparo. Ele também atua reconstruindo o tecido cutâneo. Em relação a pele ele tem uma ação purificante, adstringente e remineralizante, reidratando a pele e as mucosas e reduzindo inflamações. Beneficia elasticidade da pele , além de ter propriedades tônicas e equilibrantes em casos de fragilidade vascular.

O teor de silício no nosso organismo é cerca de 7g , sendo que a necessidade média diária é em torno de 25 mg. Com a idade, ocorre um decréscimo de silício nos tecidos mais ricos (pele, artérias, timo) chegando a ser superior a 80%, entre a maturidade sexual e o fim da vida. A perda de silício na pele, a torna mais fina, frágil e suscetível a rugas. Isto explica o relativo sucesso em terapêutica dos produtos à base de Silício. Além disso, o silício orgânico tem também propriedades antioxidantes, é um constituinte essencial das fibras de colágeno e da elastina, favorece a regeneração da pele, melhora a sua elasticidade e a síntese do colágeno.

Podemos obter estes benefícios consumindo uma dieta rica em alimentos como como frutos, cereais e pães integrais, alho, cebola, couve-flor, morango, feijão fresco e ervilha fresca e maçã. Entre as plantas medicinais, a cavalinha é uma das mais ricas.

Em 1811 Joseph-Louis Gay-Lussac e Louis Jacques Thénard provavelmente prepararam silício amorfo impuro aquecendo potássio com tetracloreto de silício. Em 1824 Jöns Jacob Berzelius preparou silício amorfo empregando um método similar ao de Gay-Lussac, purificando depois o produto obtido com lavagens sucessivas até isolar o elemento.

Existe uma região na Califórnia chamada Vale do Silício, uma homenagem ao elemento responsável por grande parte da produção mundial de circuitos eletrônicos.

Suas propriedades são intermediárias entre as do carbono e o germânio. Na forma cristalina é muito duro e pouco solúvel, apresentando um brilho metálico e uma coloração grisácea. É um elemento relativamente inerte e resistente à ação da maioria dos ácidos; reage com os halogênios e álcalis. O silício transmite mais de 95% dos comprimentos de onda das radiações infravermelhas.

O silício é um componente essencial da grande maioria das rochas que formam a crosta terrestre. Arenitos, argila e granito são exemplos de rochas que contém compostos de silício. Entre os compostos silicosos significativamente presentes na argila, formada basicamente por feldspato, são a ortoclase (KAlSi3O8) e a plagioclase ((Na, Ca)Al1-2Si2). O quartzo (SiO2silica) pode apresentar diferentes cores de acordo com a presença de pequenas quantidades de elementos estranhos. A sílica quase pura é conhecida como quartzo ou simplesmente cristal. Os quartzos de cor púrpura ou lilás são conhecidos como ametista, os cristais de coloração amarela são conhecidos como citrinos.

A opala, silica amorfa hidratada, é encontrada em várias cores. Atualmente, as maiores quantidades de opala se encontram nas minas da Austrália e América Central, incluindo o México. Na Eslováquia, encontra-se opala nas minas próximas a Prešov (Dubník). O silício é particularmente importante como o bloco de construção de algas unicelulares (diatomáceas).

O silício é um elemento vital em numerosas indústrias. O dióxido de silício, areia e argila são importantes constituintes do concreto armado e azulejos (ladrilhos), sendo empregadas na produção do cimento Portland.

Outros importantes usos do silício são:

  • Como carga em materiais de revestimento e compósitos de cimento, como cerâmicas.
  • Como elemento de liga em fundições.
  • Fabricação de vidro e cristais para janelas e isolantes, entre outros usos.
  • O carboneto de silício é um dos abrasivos mais importantes.
  • Usa-se em lasers para a obtenção de luz com um comprimento de onda de 456 nm.
  • O silício é um dos componentes do polímero silicone.
  • Na fabricação dos diodos e diversos componentes eletrônicos.
  • Na fabricação de produtos para restaurações odontológicas (silicatos).
  • Utilizado como elemento de ligação entre restaurações em porcelana e cerômero e os adesivos (silano).

Os cristais de quartzo também possuem uma propriedade especial chamada de piezeletricidade. Essa característica consiste em transformar energia mecânica diretamente em energia elétrica, e vice-versa. Suas aplicações variam desde alto-falantes piezelétricos, agulha para toca-discos e cristais osciladores para circuitos eletrônicos que trabalham com frequências.

O Silício e seus compostos inorgânicos comuns não são tóxicos; são tão inertes que passam pelo sistema digestivo completamente intacto, mas a inalação do pó seco de silício pode causar pneumoconiose e silicose. Nos casos mais graves, essa doença pode causar a perda da capacidade pulmonar, além de tosse, infecções, dispneia e distúrbios cardíacos. Afeta principalmente os mineiros, trabalhadores em pedreiras e em túneis.

FICHA TÉCNICA DO Silício Sílex

Energia: Emissora

Chakra: Plexo Solar

Planeta: Marte

Elemento: Fogo

Metal associado: Prata

Polaridade: Masculina

Origem:  Noroeste da Europa, como a Suíça, Grã-Bretanha e Bélgica, América do Norte, Austrália, Espanha

Signo: Gêmeos

Dureza: 3, 5 – 4 Mohs

Composição química: SiO2

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Divinação
  • Foco
  • Proteção
  • Cura
  • Afasta o mal
  • Abre a mente para novos aprendizados
  • Tranquilidade
  • Comunicação

Efeitos terapêuticos:

  • Pele
  • Artérias
  • Ossos
  • Antioxidante