As pedras de jaspe amarelo foram foi reverenciadas por povos antigos e civilizações em todo o mundo como pedras sagradas e poderosas de proteção, tanto para o domínio físico como para o espiritual. Elas eram conhecidas como “portadoras da chuva” e criadoras, curandeiras do espírito, pedras de coragem e sabedoria. As virtudes do jaspe foram exaltadas ao longo dos tempos pelos médicos, magos, poetas, cientistas, lapidários e estudiosos mais notáveis.

O Jaspe nos apóia e nos sustenta durante os tempos de stress e proporciona tranquilidade e plenitude. Usado na cura, este cristal unifica todos os aspectos de nossas vidas. Ele nos lembra que devemos ajudar uns aos outros. O Jaspe nos fornece proteção, absorve as energias negativas, estimula a honestidade. Proporciona coragem para enfrentar os problemas de forma positiva, auxilia a ter raciocínio rápido e promove a capacidade de organização.

Além de alinhar todos os chakras, cada uma de suas cores é apropriada para um chakra específico. Esta pedra facilita as viagens xamânicas e recordações dos sonhos.O Jaspe, ainda, limpa e alinha, não só os chacras, mas também a aura. Equilibra o Yin e Yang e alinha os corpos físico, emocional e mental com o reino etérico. Ele limpa a poluição eletromagnética e ambiental, incluindo a radiação e ajuda na radiestesia.O Jaspe estimula a imaginação e transforma as ideias em ação. Entre seus poderes mágicos, está a capacidade de prolongar o prazer sexual, auxiliar durante as doenças prolongadas e reenergizar o corpo.

Psicologicamente, o Jaspe transmite determinação em todas as atividades. Ele fornece coragem para se familiarizar com problemas positivamente e apóia em situações de conflitos. Encontrado em todo o mundo, o Jaspe aparece em vermelho, marrom, amarelo, verde, azul e violeta e é uma pedra de ternura e relaxamento. O Jaspe é uma excelente pedra para ser usada pelas pessoas tímidas.

Os judeus antigos acreditavam que o Jaspe teria sido a pedra fundamental de Jerusalém e, na Antiguidade, era conhecido como causador de chuvas. Diz a lenda que o Jaspe seria capaz de afastar os maus espíritos e que poderia, também, proteger de picadas de cobras, sendo muito valiosa durante a Antiguidade, tendo sido mencionado até em revelações bíblicas. Os gregos antigos acreditavam que o Jaspe proporciona um casamento baseado em harmonia e que ajudaria na gravidez e parto.

O jaspe amarelo foi historicamente reverenciado como um talismã de proteção e discernimento, utilizado por sacerdotes, xamãs e guias espirituais para proteger o homem em suas viagens físicas, bem como em suas jornadas espirituais. Ele proporcionou força interior e clareza mental, e sua energia lenta e estabilizadora faz com que seja igualmente valorizado hoje por essas mesmas propriedades. Ele mantém uma conexão profunda com a Terra e é uma ajuda maravilhosa para fundamentar e compreender o trabalho espiritual, a viagem mental ou as meditações profundas. O jaspe amarelo estimula o Chakra do Plexo Solar e amplifica a autoconfiança e a coragem, trazendo energia e entusiasmo para a vida e os relacionamentos. Suas energias são particularmente efetivas para revelar pessoas falsas e para desviar o ciúme ou o despeito.

O jaspe amarelo é uma variedade opaca e microcristalina de quartzo com grandes cristais granulados em vez das camadas fibrosas de calcedônia ou ágata. Isso ocorre em nódulos ou como recheios em fissuras e pode ser encontrado em todo o mundo. Sua coloração amarela, mostarda, arenosa ou queimada deve-se ao alto teor de ferro e pode conter outros minerais ou impurezas que criam ricos padrões e veias.

A pedra do jaspe amarelo liga você com a energia do sol, promovendo felicidade, alegria e positividade. Lembrando para que você fique aterrado e conectado à Terra, trazendo uma onda de energia vital através de seu corpo. As propriedades da pedra do jaspe amarelo também ajudam a aumentar sua autoconfiança, especialmente nos momentos em que você se sente sobrecarregado e fora da sua zona de conforto. Ter uma pedra de jaspe amarela com você sempre ajudará a reduzir sentimentos de estresse e ansiedade, substituindo-os por sentimentos de alegria e felicidade geral.

As propriedades do jaspe amarelo equilibram o chakra do plexo solar, para reduzir sentimentos de estresse e ansiedade. Acredita-se que ajude a limpar a mente, ajudando você a avançar sempre em direção a seus objetivos, em vez de regredir e dar passos para trás. Leve uma pedra de jaspe amarela com você quando precisar de um aumento de energia. O significado do jaspe amarelo pode agir de forma semelhante à sua adrenalina, ajudando a reenergizar seu corpo, mente e espírito.

O jaspe amarelo pode ser encontrado na Índia, México e África do Sul sendo que a maioria dos Jaspes amarelos tem aspecto amarelo pardo ou bege. O jaspe amarelo já é respeitado como pedra de cura entre indianos e índios. Ambos os povos lhe atribuíram fortes efeitos curativos sobre os rins, fígado e vesícula, além disto este cristal tem efeitos curativos especiais sobre o pâncreas e o efeito de desintoxicador que harmoniza a produção de sucos gástricos e da bílis. O efeito curativo sobre estes órgãos incluem: constipação, diarréia, doenças intestinais e hemorróidas. Ao mesmo tempo, ele protege do hipertireoidismo.

Mulheres de 30 a 40 anos de idade, atingidas por doenças glandulares, são beneficiadas pelo efeito do Jaspe amarelo, sobre disfunções como nervosismo, insônia, distúrbios da menstruação, quedas de cabelo e bócio. Além disso, o Jaspe amarelo nos ensina a ser mais compreensivos com o nosso próximo conscientizando-nos também de que não somos perfeitos. Durante a meditação, o Jaspe amarelo permite profunda penetração através do chakra do plexo solar, fortalecendo a nossa memória e levando-nos ao auto conhecimento.

FICHA TÉCNICA DO JASPE AMARELO

Dureza: 7 Mohs

Vibração: Baixa (Esta pedra tem uma ação demorada)

Origem: Índia, México e África do Sul

Composição química: SiO2, inclusões de manganês

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Nervosismo
  • Insônia
  • Distúrbios da menstruação
  • Queda de cabelos
  • Bócio
  • Compreensão para com nosso próximo
  • Fortalecimento da memória
  • Autoconhecimento

Efeitos terapêuticos:

  • Pâncreas
  • Rins
  • Fígado
  • Vesícula
  • Constipação
  • Diarréia
  • Doenças intestinais
  • Hemorróidas
  • Tireóide