fbpx

Hematita e seus significados e propriedades

Hematita e seus significados e propriedades

O nome hematita vem do grego: hemos= sangue, em referência à cor vermelha do traço do mineral. É uma pedra opaca de cor cinzenta, encontrada em quase todo o mundo, principalmente no Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA. É um mineral de fórmula química óxido de ferro III, (Fe2O3), sendo constituído por 70% de Ferro e 30% de Oxigênio. É um mineral muito comum, sendo o principal constituinte do minério de ferro, possui brilho metálico e coloração preta, cinza, marrom, marrom avermelhado ou vermelho. As variedades são: “bloodstone”, rosa de ferro, minério do Kidney, martita (pseudomorfose por oxidação da Magnetita), pintura (hematita com brilho especular), hematita irisada e titano-hematita.

A hematita é um mineral que trabalha a metamorfose, incorporando elementos espirituais na forma física. A essência da hematita é de cor vermelha (quando passa por processos de polimento a água que escorre dela sai completamente vermelha) e por isso tem efeito direto sobre o sangue e sua circulação no corpo humano. O fato de a essência dessa pedra ser vermelha, em vez de preta-prateada, significa que a Hematita estimula o poder da energia criativa invisível inata (vermelho), ao mesmo tempo que estende sua influência à manifestação revelada (preto).

Hoje, o minério de ferro é largamente utilizado na indústria e está presente em nosso dia a dia sob diversas formas. Temos a utilização deste minério na produção de chinelos e colchões com ímãs com o objetivo de promover saúde, a água “magnetizada” com hematita se tornou um elixir popular e muito funcional, assim como chinelos e utensílios diversos.   A essência vermelha da Hematita exerce um efeito direto e revitalizante sobre o sangue humano e seu sistema circulatório. Ela é excelente pedra curativa para qualquer mal sanguíneo.     

Hematita é uma pedra de Alta Freqüência energética com a propriedade de movimentar ondas vibracionais capazes de promover desbloqueios energéticos, dissipando as toxinas e energias eletromagnéticas paradas. Em outras palavras, esta pedra é doadora incondicional de vida, movimento e ação. Ela é capaz de tratar inchaços pois movimenta e desbloquear a energia parada; trata de traumatismos localizados, provenientes de pequenas batidas ou pancadas, não deixando “ficar roxo” se colocada logo após. Trata da circulação sangüínea, produção e qualidade do sangue. É auxiliar no tratamento de anemias, favorecendo vibracionalmente a absorção do ferro pelo organismo, trazendo a revitalização orgânica. Tem também uma propriedade depurativa ajudando o organismo na eliminação de toxinas do sangue. Auxilia no alinhamento energético e também é auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico de forma vibracional.

Outro aspecto é a utilização religiosa, sabemos que é uma importante pedra de “proteção”, pois representa um metal de muita conexão com divindades da guerra, os grandes Guerreiros Protetores. Hoje em dia é muito comum vermos pessoas utilizarem colares de pedras consagrados às energias Divinas Protetoras.

A hematita ocorre em rochas ígneas, metamórficas, sedimentares, como granitos, sienitos, traquitos, andesitos, hematita quartzitos (em camadas com grande espesura) e ambiente hidrotermal. Criada da terra e do éter gasoso, esta pedra energizante é devotada à essência do corpo luminoso, bem como o corpo físico fazendo uma ligação direta entre a essência do espírito e as frequências mais densas do plano terrestre. A Hematita é criada quando o ferro se oxida ao entrar em contato coma água, mostrando que essa pedra está intimamente ligada à água, e a água por sua vez é comparada com o sangue da Terra porque nutre todas as coisas vivas do planeta, tal como o sangue nas veias do corpo alimenta toda célula viva.

A Hematita tem efeitos maravilhosos sobre o sangue do nosso corpo. Ela é apropriada em quase todas as moléstias do sangue. Regula a pressão sangüínea e regenera as células. No caso do estreitamento das veias e dificuldade de circulação, a Hematita presta extraordinários serviços. Ela também provoca efeitos irradiantes sobre o organismo e é apropriada para absorver as irradiações da terra e da água. Colocada sob o travesseiro, ajuda a Ter sono mais profundo.

A Hematita constrói um escudo protetor sobre nós, permitindo-nos viver de maneira mais corajosa, sem dificuldades e com maior consciência de nossas metas. Não permite que as influências negativas penetrem em nós. As opressões da alma são minoradas. Ela nos oferece mais espontaneidade e alegria de viver. Desenvolvemos autoconfiança e podemos tomar rédeas das nossas vidas, tornando-nos menos dependentes dos outros. Na meditação, a Hematita irradia de modo que possamos viver com extraordinária calma. É muito apropriada como anel de proteção durante a meditação.

É uma pedra muito indicada para quem precisa de disposição para o trabalho, capacidade de se relacionar com outras pessoas, negociação habilidosa, fortalecimento, disposição para novos empreendimentos, realização, sono, gravidez. Ela alivia as perturbações da menstruação, traz vitalidade, frescor, aparência juvenil, auxilia no bem estar dos olhos, pernas, renovação do sangue, alivia prisão de ventre e problemas nos pés, articulações, pele, cabeça, fígado, baço.

Os depósitos de hematita cinzenta são encontrados tipicamente nos lugares onde houver água parada ou fontes de água mineral quente, tais como aqueles em Yellowstone (EUA). O mineral pode ser encontrado fora da água ou no fundo de um lago ou outro lugar com água parada. No entanto, a hematita pode também formar-se em ausência de água, como resultado da atividade vulcânica.

 

Os antigos egípcios apreciavam a Hematita como pedra irradiante, que propiciava a paz e seus efeitos terapêuticos em silêncio. Por esse motivo, a Hematita foi também usada como dádiva de enterros, para ser colocada debaixo do travesseiro do falecido, a fim de lhe propiciar o seu caminho para a eternidade. O próprio Tut-Ench-Amun foi acompanhado da Hematita em sua viagem para o infinito.As mulheres egípcias dormiam com a hematita debaixo do travesseiro para que seus bebês nascessem perfeitos (foi encontrada nos sarcófagos das múmias femininas).No Egito, ela era associada também ao renascimento dos mortos em outra dimensão, pois algumas múmias foram colocadas sobre travesseiros de hematita.

Há também o mito de que seria uma “Pedra Sagrada”, representando o “sangue dos deuses”, dando vida a tudo que tocasse. Na Idade Média, era muito utilizada pelos Alquimistas, que por sua vez, acreditavam que possuía poderes mágicos, pois, se fosse marcada sua superfície, ela “misteriosamente” se curava, desaparecendo os riscos. A Hematita foi a pedra predileta dos antigos guerreiros que a utilizavam em seus peitorais e armaduras e estava  associada à força, à virilidade, à guerra. Os guerreiros esfregavam-na no corpo para dar invulnerabilidade, pois sempre foi associada ao planeta Marte. É usada para proteger contra danos ou ferimentos causados por acidentes de carros.

A pedra Hematita é uma das melhores pedras para ativar a Estrela da Terra. Para que o corpo de luz estabeleça morada no plano físico, é preciso que seja feita uma identificação consciente com esse chakra. A Hematita fornece uma perspectiva divina e permite um entendimento mais profundo da natureza com eternas mudanças da realidade terrena. A Hematita metamorfoseou a própria natureza da dura realidade física ao unir o ferro e o oxigênio numa forma rara e bela. Ela está disposta a nos ensinar como fazer o mesmo. Mostrando as possibilidades ilimitadas quando a essência espiritual é fundida nas raízes do mundo físico.

    A Hematita tem o poder de canalizar energia espiritual diretamente ao sangue e estimular todas as células do corpo com uma força revitalizadora. Quando isso ocorre, há uma profunda mudança, ainda que sutil, no DNA que nos legado por eras de esquecimento; novos padrões são infiltrados, substituindo antigos programas codificados que dominaram a nossa consciência por milênios. A Hematita é uma das melhores pedras curativas para proteção e é maravilhoso parceiro quando se quer combater insônia, pois ela ajuda a aliviar a tensão criada por uma mente hiperativa, enquanto redireciona a sua força básica para o corpo, permitindo-lhe descansar.

FICHA TÉCNICA DA HEMATITA

Signo: Escorpião, Gêmeos, Áries

Chakra:  Primeiro raíz e oitavo

Energia: Alta vibração

Planeta:  Marte

Divindades: Tyr, Marte, Ares, Ogum e demais divindades da guerra

Profissão: Médicos, terapeutas, enfermeiros, profissionais da saúde, professores, taxistas, garçons de café, lojistas

Origem: Brasil, Inglaterra, Alemanha e EUA

Dureza: 5.5 – 6.5  Mohs

Composição química: Óxido de Ferro (Fe2 O3)

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Auto-confiança
  • Proteção contra baixa auto-estima
  • Escudo protetor contra ataques físicos
  • Projeção astral
  • Negociações
  • Questões legais e julgamentos
  • Justiça
  • Invulnerabilidade
  • Remove bloqueio energético
  • Trata desequilíbrios energéticos

Efeitos terapêuticos:

  • Circulação
  • Purificação sanguínea
  • Eficiente contra o alcoolismo
  • Regeneração dos tecidos
  • Dissipa dor de cabeça
  • Cura da histeria
  • Remove toxinas
  • Trata pequenos traumatismos
  • Dissipa hematomas
  • Eficiente contra anemia (Ajuda na absorção do ferro no sangue)