fbpx

Calcita e seus significados e propriedades

Calcita e seus significados e propriedades

As pessoas por um longo tempo consideraram que este mineral tem a capacidade de aliviar algumas doenças do aparelho digestivo, bem como influência sobre o chakra da coroa. O resultado da cura do órgão doente utilizando a calcita depende da cor da pedra. Por exemplo, a calcita vermelha pode ajudar nas doenças do intestino, e laranja mineral vai ajudar na patologia do baço e melhorar significativamente a digestão. Pedras amarelas ajudam a reduzir a dor nos rins e pedras claras ajudam a curar resfriados. Pingentes e anéis de calcita auxiliam a curar doenças cardíacas.

A calcita dá ao seu portador habilidades psíquicas se ele meditar com este mineral todos os dias pelo menos por alguns minutos. Este método aumentará a clareza mental, intuição e sensibilidade espiritual. Especialistas dizem que a pedra é capaz de se ligar ao seu portador e que se ela for perdida de algum modo, a calcita simplesmente bloqueia todas as suas propriedades mágicas. O mero uso da calcita sobre si mesmo é capaz de expandir a consciência do homem e lhe permite antecipar futuros desenvolvimentos — novos amigos, as consequências de quaisquer empresas, a verdadeira relação de outras pessoas a ele e assim por diante.

Os especialistas afirmam que o uso da calcita protege motoristas de acidentes e problemas ao longo do caminho, é grande companheira de financistas, advogados, economistas e médicos tornando-os clarividente e impedido de erros profissionais.

A Calcita é uma pedra abundante podendo ter coloração branca, cinza, preta, verde, amarela, azul, marrom ou vermelha. É encontrada nos Estados Unidos, Brasil e Peru. O nome “Calcita” vem do latim “calx” que significa “cal viva”. Esta linda pedra se origina a partir de soluções que contêm cálcio.  Em hidrotermais formam os cristais de tamanho grande, mas é mais comum que a calcita seja formada por sedimentação (o processo pelo qual o sedimento em movimento é depositado) de soluções meteorizadas.

Como cálcio, a calcita é usada desde os tempos antigos como uma medicina popular, tem sido usado em curativos em caso de doenças da pele: úlceras, verrugas, feridas etc. A calcita é um dos minerais mais abundante do planeta e normalmente ocorre em grandes quantidades. A solubilidade em água é fácil, pois a quantidade de carbonato de cálcio faz com que a calcita quando lavada se encha de furos na rocha. Pelo fato de a calcita ser um mineral muito comum, e as suas variadas formas, também tem uma utilização muito diferente.

Esta pedra possui forte ligação ao terceiro Chakra, que se localiza na zona do plexo solar e com o Svadihisthana, o segundo Chakra, que se localiza aproximadamente a três dedos abaixo do umbigo. Este é um cristal que cria conexões entre os dois Chakras e também é regido pelo signo de Leão.

Este cristal pode ser usado por tempo indefinido, porque a sua energia é suave e constante.

Sendo uma pedra preciosa que fortalece a ligação entre as energias do céu e da terra, é particularmente indicada para uso em determinadas práticas. Colocar Calcita Mel na zona do Hara, ponto do corpo localizado por baixo do umbigo, durante a meditação, amplifica as capacidades telepáticas e intuitivas.

Essa pedra é benéfica para os órgãos de limpeza, os ossos, as juntas e para aguçar a mente, sendo que um dos maiores benefícios do seu uso é o de ampliar a memória. Ela pode ajudá-lo a ter maior percepção de livros ou de experiências pessoais, tornando informações importantes, fáceis de serem lembradas. Isto tem um efeito apaziguante na mente e ajuda-o decidir se alguns aspectos de sua vida podem melhorar com algumas mudanças.

A Calcita, especialmente a verde, irá auxiliá-lo a se ajustar à transição de uma situação estagnada ou negativa para, positiva, que proporcione desafios e maiores satisfações. É um bom cristal para crianças que estão tendo dificuldade na área escolar. Alguns atletas usam a calcita porque ela ajuda os osso e as juntas mais exigidas ou contundidas durante exercícios ou competições.

A Calcita dourada ou amarela é usada por pessoas que meditam, porque sua cor tem relação com a do sol e da luz – a luz é sempre ligada à pureza espiritual e ao conhecimento.

É recomendada para aqueles envolvidos em profissões de curas. Os psicólogos usa essa pedra para focalizar a concentração.

A literatura sugere que, se a Calcita for colocada debaixo de uma pirâmide por certo período de tempo, ela poderá ampliar as habilidades de seu usuário.

FICHA TÉCNICA DA CALCITA

Dureza: 3 Mohs

Chakra: Terceiro

Origem: Brasil, Islandia, Rumania, Bélgica, República Checa, EE.UU, Gran Bretaña.

Signos: Leão e Escorpião

Composição química: CaCO3

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Decisões
  • Sorte
  • Prosperidade
  • memória
  • Clareza mental
  • Comunicação
  • Alegria

Efeitos terapêuticos:

  • Pele
  • Úlcera
  • Verruga
  • Ferida