O Alabastro é uma designação aplicada a dois minerais distintos: gesso (sulfato de cálcio hidratado) e calcita (um carbonato de cálcio). O primeiro é o alabastro dos dias atuais; o segundo é geralmente o alabastro dos antigos. Os dois tipos são facilmente distinguíveis entre si pela sua dureza relativa. O alabastro de gesso é macio, sendo riscado com a unha (dureza 1,5 a 2), enquanto o alabastro de calcita é demasiado duro para ser riscado nesta maneira (dureza 3), embora ceda a uma faca.   

Além disso, o alabastro de calcita, sendo um carbonato, efervesce por reação com o ácido clorídrico, ao invés do alabastro de gesso, que praticamente não é afectado por este ácido.

O alabastro é uma variedade maciça e translúcida de gipsita (gipso), com cristais diminutos, geralmente branca, com manchas alongadas e paralelas claras. As seguintes tonalidades podem ocorrer: amarela, cinza, vermelha, marrom e alaranjada. Muito usada na produção de objetos ornamentais. Por ter baixa dureza (2 na escala de mohs) é facilmente esculpida e torneada em tornos rudimentares. Pode também ser polida facilmente.

No comércio, também é conhecido como alabastro uma variedade translúcida de mármore, muito parecido com o alabastro de gipsita. Diferencia-se desta pela dureza maior, (3 na escala de Mohs), não sendo pois riscado pela unha.

Embora algumas pessoas o considerem como um Mármore, este sulfato hidratado de cálcio é um mineral “macio” que permite esculpir formas das mais elaboradas – usado, inclusive, nos templos antigos gregos. Por sinal, alguns antigos acreditavam que o Alabastro fora enviado pelos deuses para lhes mostrar o quão frágil e vulnerável é a vida humana – e que esta pedra seria um ótimo talismã contra a ira e o desagrado dos deuses.

Ao contrário da Selenita (que é uma variedade fibrosa), o Alabastro é uma espécie mais compacta daquilo que conhecemos como gesso. Também chamado por algumas pessoas de Espato Acetinado, o nome Alabastro pode ser usado para designar dois “produtos” diferentes: o gesso (como sulfato hidratado de cálcio) e a Calcita (que é um carbonato de cálcio). É por isso que o Alabastro é considerado um tipo de Calcita.

Pode-se dizer que o gesso estaria mais próximo do Alabastro usado nos dias atuais, enquanto que sua variação mais próxima à Calcita seria o Alabastro usado pelos povos antigos (tanto que, quando cortado em lâminas finas, se torna translúcido o suficiente para ser usado em janelas, quase como um vidro – prática muito usada em igrejas medievais, especialmente as italianas). ;

Seu nome se deve ao fato do Alabastro oriental ser muito usado para a produção de pequenos frascos de perfume e vasos de unguento (chamados de Alabastra). O Alabastro mais famoso do mundo é extraído na região da Toscana, na Itália. Quando desejam diminuir a translucidez deste Cristal (para lhe dar mais opacidade), algumas pessoas os colocam imersos em Água e os esquentam gradualmente, até chegar próximo ao ponto de ebulição. Também existe uma variação mais rara dele (vista somente em Oklahoma, na China e na Itália) conhecida como Alabastro negro.

Este mineral também era muito usado pelos antigos egípcios esculpindo estatuetas e santuários, era considerado por eles como uma excelente ponte para as estrelas e os deuses.

Este cristal nos traz coragem para a manifestação da gentileza, a ternura e o Amor, propicia a conexão do conhecido com o desconhecido (ou do visível com o invisível). Atua como ponte para o futuro e para realidades mais alternativas em relação à sua realidade atual,  nos ajuda a viajar através de múltiplas dimensões, ótima para pessoas que falam muito e ouvem pouco (pois propicia o escutar), diminui a raiva reprimida, dissipa bloqueios emocionais que estão por trás das doenças (especialmente no coração e nas artérias).

Algumas pessoas consideram que quando algo de Mármore/Alabastro racha ou quebra, é um sinal que esta peça o livrou de um acidente, desastre ou qualquer tipo de coisa ruim pois esta pedra remove energias negativas vindas do nosso entorno, nos auxilia a tomar a decisão certa em momentos difíceis e ajuda seus portadores a evitar a ira de seus patrões/chefes.

FICHA TÉCNICA DO ALABASTRO

Elemento: Ar

Dureza: 3 Mohs

Composição química: Gesso e Carbonato de Cálcio

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Gentileza
  • Amor
  • Ternura
  • Suavidade
  • Conexão
  • Diminui a raiva reprimida
  • Dissipa bloqueios emocionais
  • Decisões
  • Dissipa energias negativas

Efeitos terapêuticos:

  • Dor de cabeça
  • Dor de dente
  • Sistema circulatório
  • Rins