fbpx

Ágata Botswana e seus significados e propriedades

Ágata Botswana e seus significados e propriedades

Esta variação de ágata, a Ágata Botswana, é muito apreciada em joalharia pela delicadeza das suas faixas sendo também conhecida como a pedra do pôr-do-Sol, por se considerar que retém a luz do sol, para dar a sua energia em momentos de escuridão emocional.

No seu país de origem, a República de Botswana, as crianças usam pulseiras deste cristal como amuletos de proteção. São especialmente valorizados os cristais com um pequeno ponto de cor branco.

Há 5.000 anos os sumérios, assírios e fenícios usavam a Ágata Botswana para fazer esculturas ornamentadas. No Egito, eles usavam amuletos em forma de besouros feitas com este mineral, a crença de que o escaravelho sagrado deu uma vida longa e vital, e servia para proteger contra a doença e garantir uma boa colheita.

A nível físico, é uma gema benéfica para a estimulação do sistema nervoso e do cérebro. Atuando também sobre o fluxo energético do corpo, o que ajuda a eliminar toxinas.

Em termos emocionais, transmite uma profunda sensação de calma e relaxamento. Aumenta a nossa estabilidade emocional, o que nos traz alegria de viver. Estimula a criatividade e a procura de soluções, evitando que nos centremos nos problemas.

A Ágata Botswana afasta a depressão e a tristeza e proporciona aconchego, o que a torna um excelente cristal para as crianças e para os adolescentes mais sensíveis.

É um excelente cristal para situações de mudança, nos momentos de transição da vida. Auxilia a lidar com a incerteza e o desconhecido. Proporciona um estado equilibrado, para se iniciar o caminho de crescimento espiritual. Canaliza a energia Universal do campo áurico, o que contribui para o aumento da nossa capacidade intuitiva.

A palavra Ágata significa “boa”, “bondosa”, “pedra do bem”.

O nome foi popularizado através da escritora de romances policiais ingleses, Agatha Christie.

As Ágatas são encontradas no mercado em várias cores produzidas artificialmente, mas as cores naturais são geralmente pálidas e cinzentas.

É importante saber que estes processos de colorização, mesmo não sendo naturais, não diminuem os poderes deste cristal e sim os dão novos potenciais.

As Ágatas são pedras que têm o poder de harmonizar yin e yang, as forças positiva e negativa que mantém o equilíbrio do universo.

Tem grande poder de cura, trabalha com os chakras e age conforme a cor de cada tipo.

Tonifica e revigora o corpo, ajuda a despertar e abrir o seu interior.

Em crianças é usada como proteção.

As Ágatas são encontradas em várias cores, mas as cores naturais são geralmente pálidas e cinzentas. Por meios artificiais adquirem colorações diferentes e tonalidades brilhantes.

A Ágata era usada no Egito como amuleto dos Faraós, servia para proteger dos raios e das tempestades, aplacar a sede e ajudar na verbalização.

Hoje é muito usada na confecção de objetos de arte (cabos de talheres, cinzeiros, bandejas, espátulas, maçanetas de portas), pedra para anel, broches, etc.

Ajuda a harmonizar a existência de quem a usa e induz a um suave relaxamento.

Como outras pedras afinada com a terra, pode favorecer o desempenho sexual, também alivia problemas estomacais e do sistema endócrino.

A dureza na Ágata na escala Moh é de 7, isto significa que a Ágata Azul não consegue ser riscada com agulha, tesoura ou vidro.

Esta dureza é uma das formas de definir a pedra natural.

Além disso, sua lasca pode riscar um vidro de janela.

De acordo com as lendas Árabes a Ágata ajuda a distinguir entre verdadeiros e falsos amigos.

Esta bela pedra é encontrada em todos os cantos do nosso planeta mas é mais famosa no Brasil, Ural, África e Índia. É raro encontrar Ágatas na Austrália e do Canadá.

Primeiro de tudo, lembre-se que a pedra deve ser tratada com respeito e não jogada em qualquer lugar.

É recomendado guardar seus cristais em sacos feitos de tecido natural (algodão, linho ou mesmo o couro são excelentes para a ocasião).

Você pode optar também em uma caixa de madeira.

É um cristal que têm o poder de harmonizar as forças positivas e negativas que mantém o equilíbrio do universo.

Possui grande poder de cura e age conforme a cor de cada tipo.

Tonifica e revigora o corpo, ajuda a despertar e abrir o seu interior.

Em crianças é usada como proteção.

A maioria das ágatas nasce como nódulos em rochas eruptivas, ou antigas lavas, onde preenchem as cavidades produzidas originalmente pela desagregação do vapor na massa derretida, e então preenchido, completamente ou parcialmente, pela matéria silicosa depositada em camadas regulares em cima das paredes.

Tais ágatas, quando cortadas transversalmente, exibem uma sucessão de linhas paralelas.

Frequentemente de extrema tenuidade, dando uma aparência unida à seção, e por isso tais minerais são conhecidas como ágata unida e ágata listrada.

Na formação de uma ágata ordinária, é provável que as águas que contêm sílica dissolvida – derivada, talvez, da decomposição de alguns dos silicatos presentes na própria lava – infiltraram-se através da rocha, depositando um revestimento silicioso no interior das vesículas produzidas por vapor.

As variações no caráter da solução, ou nas condições de deposição, podem causar variações correspondentes nas camadas sucessivas, de modo que as faixas de calcedônia frequentemente alternam com camadas de quartzo cristalino.

Várias vesículas de vapor podem unir-se enquanto a rocha for viscosa, e assim dar forma a uma cavidade grande que possa se transformar em receptáculo de uma ágata de tamanho excepcional; assim um geodo brasileiro, revestido de ametista, pesando 35 toneladas que foi exibido na Exposição de Dusseldorf de 1902.

Muitas ágatas são ocas, uma vez que a deposição não prosseguiu pelo tempo suficiente para encher a cavidade.

Nesses casos o último depósito consiste geralmente de quartzo, frequentemente ametista, tendo os ápices dos cristais dirigidos para o espaço livre, formando uma cavidade, uma drusa ou um geodo revestido por cristais.

FICHA TÉCNICA DA ÁGATA BOTSWANA

Signo: Câncer, Virgem, Aquário e Peixes

Chakra: Plexo Solar e Frontal

Elemento: Ar

Vibração: Alta

Origem: Índia, Estados Unidos, Botswana

Dureza: 7 Mohs

Composição química: Sílica SiO2

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Comunicação
  • Foco
  • Organização mental
  • Ensina a se posicionar de forma correta perante as situações
  • Graça e leveza aos movimentos
  • Cura
  • Estabilidade
  • Cura
  • Fluxo energético do corpo
  • Calma
  • Alegria de viver
  • Criatividade
  • Evita que centremos o problema
  • Crescimento espiritual

Efeitos terapêuticos:

  • Problemas estomacais
  • Sistema Nervoso
  • Elimina Toxinas