Turquesa significa “pedra turca”, pois as primeiras aparições dessas pedras preciosas aconteceram na Europa, mais precisamente na Turquia. Os turcos a chamavam de “Fayruz”, a pedra da sorte.
A turquesa é uma gema geralmente de cor ciano opaca, que oscila entre o azul e o verde, podendo conter faixas ou manchas escuras (por inclusão de prata). As variedades mais caras são a “robin´s egg blue”, (cor azul do céu).
Em épocas antigas, a turquesa foi usada pelo egípcios e também foi a pedra nacional da Pérsia, usada intensamente na decoração de objetos. Todo navajo das tribos do sudoeste dos Estados Unidos, costumava carregar uma Turquesa pessoal.
É a uma pedra sagrada para budistas tibetanos. Melhora a meditação, circulação e paz de espírito, tendo um grande poder de cura. Um símbolo do mar e céu, o mar fala da profundeza da alma e o céu fala da ascensão ilimitada.
Ela entra em contato com nossa energia interior e a transmite para o mundo exterior, aumentando nossa sintonia uns com os outros e melhorando a comunicação.
FICHA TÉCNICA DA TURQUESA
Signo: Todos
Planeta: Vênus e Urano
Chakra: Laríngeo
Elemento: Terra
Mês: Julho e Dezembro
Profissão: Curadores, negociantes, oftalmologistas, veterinários e aqueles que precisam confiar em suas habilidades de comunicação de modo a difundir ideias complexas
Origem: Estados Unidos, França e Tibete
Dureza: 5 – 6 Mohs
Composição química: Fosfato de Alumínio, Potássio contendo Cobre
Efeitos esotéricos e psíquicos:
- Amizade
- Amor
- Sorte
- Cura
- Proteção
- Meditação
- Alivia o coração de sentimentos passados e angústia contidos no presente
- Desenvolve sentimentos afetivos mais nobres e sutis, sem máculas
- Ajuda indivíduos magoados ou mesmo rancorosos, que vivenciaram situações afetivas traumáticas como traições, (“coração partido”) ou decepções
- Fortalece nossa estrutura emocional
- Impede que as feridas se tornem obstáculos dolorosos
- Estimula e amadurece o dom da Providência
- Intuição
- Protege contra quedas
- Proteção aos animais de estimação
Efeitos terapêuticos:
- Insônia
- Doenças hepáticas
- Úlceras estomacais
- Melhora o sistema imunológico