A obsidiana é a lava derretida que resfriou com tanta rapidez que não teve tempo para cristalizar-se. Como resultado age muito rapidamente e com grande poder. As suas qualidades são refletoras, capazes de desvendar a verdade, expõe falhas, fraquezas e bloqueios sem piedade, nada pode se ocultar dessa pedra.
Ela nos aponta como podemos superar comportamentos destrutivos ou que nos privam de nossa força e nos auxilia a crescer e proporciona um apoio sólido enquanto fazemos isso.
Ela precisa ser manuseada com cuidado ou com uma orientação de um terapeuta, pois pode trazer à tona emoções negativas e verdades desagradáveis, muito conhecida como catarse (operação de trazer à consciência estados afetivos e lembranças no inconsciente, liberando o paciente de sintomas e neuroses associadas a este bloqueio) e com uma orientação qualificada, suas qualidades catárticas são extremamente preciosas. Ela propicia a cura profunda da alma.
A obsidiana é extremamente protetora, que serve de escudo contra a negatividade.
Ela proporciona um cordão de aterramento que vai do chakra da base até ao centro da terra, absorvendo as energias negativas do ambiente e nos fortalecendo em tempos de necessidades. É útil para pessoas extremamente sensíveis, bloqueia ataques psíquicos e elimina influências espirituais negativas.
Ela precisa ser manuseada com cuidado ou com uma orientação de um terapeuta, pois pode trazer à tona emoções negativas e verdades desagradáveis, muito conhecida como catarse (operação de trazer à consciência estados afetivos e lembranças no inconsciente, liberando o paciente de sintomas e neuroses associadas a este bloqueio) e com uma orientação qualificada, suas qualidades catárticas são extremamente preciosas. Ela propicia a cura profunda da alma.
A Obsidiana é extremamente protetora e serve de escudo contra a negatividade. Ela proporciona um cordão de aterramento que vai do chakra da base até ao centro da terra, absorvendo as energias negativas do ambiente e nos fortalecendo em tempos de necessidades.
É útil para pessoas extremamente sensíveis, bloqueia ataques psíquicos e elimina influências espirituais negativas. A Obsidiana preta e a mahogany cor de mogno são as mais aconselháveis para este propósito, sendo a última mais a mais suave das duas.
Quando colocada embaixo do travesseiro ou da cama, a Obsidiana pode drenar o estresse e tensão mentais produzindo um efeito calmante, além de trazer à tona as razões deste estresse. Essas razões deverão ser confrontadas para que se possa ter paz. Essa pedra, portanto, resolve o problema permanentemente, em vez de produzir apenas um efeito paliativo. As formas mais suaves de Obsidiana, como a lágrima-de-apache ou o floco-de-neve, são as mais indicadas para este caso. Importante salientar que por absorver energias negativas é essencial limpar esta pedra sob água corrente sempre que for usada.
Do ponto de vista espiritual, a Obsidiana revitaliza o propósito da alma, elimina os bloqueios energéticos e alivia a tensão, integrando a sombra e restabelecendo a nossa integridade espiritual.
Ela ancora o espírito no corpo e estimula o crescimento em todos os níveis, além de promover a exploração do desconhecido, abrindo novos horizontes.
Do ponto de vista mental, ela traz lucidez e elimina a confusão e crenças limitantes. Pode, no entanto, fazer isso trazendo à tona as causas por trás do estresse mental ou da indisposição. Expande a consciência, ajudando-nos a entrar no reino do desconhecido com mais confiança e desenvoltura.
Do ponto de vista psicológico nos ajuda a descobrir quem realmente somos. Deixa-nos cara a cara com a nossa sombra e nos ensina como integrá-la. Dissolve bloqueios emocionais e traumas antigos, dando profundidade e clareza às emoções. Ela também promove qualidades como compaixão e força pessoal.
A Obsidiana Preta está associada ao primeiro chakra pois este centro de energia relaciona-se à Terra, ao físico, à sobrevivência e à realização do ego pessoal. Ao colocar uma dessas pedras sobre os pontos de chakra inferior, atraem-se as energias mais puras dos chakras superiores para os centros primitivos, para o aprimoramento e a purificação do ego. Obsidiana Preta deve de ser empregada apenas por aqueles instruídos sobre seus poderes e preparados para o processar as mudanças que ela muitas vezes implacavelmente acarreta. É uma gema regida pelo planeta Plutão e seu objetivo é conduzir a mente através das áreas obscurecidas do subconsciente, para estabelecer uma identidade no superconsciente.
Como professora plutoniana, não serve ao ego. Em vez disso, mostra de modo rude e muitas vezes grosseiro ao eu-ego o seu lugar e o que precisa para mudar e avançar para o próximo passo do desenvolvimento evolutivo. Excelente para pessoas que seguem o caminho da mão direita.
A obsidiana atua como um espelho que reflete as falhas da natureza de um ser e amplia temores, inseguranças e atitudes egocêntricas que reprimem as qualidades superior da alma. Pode-se chamá-la de “guerreira da verdade”, aquela que mata a ilusão para dar à luz a visão da Nova Era.
O preto, sendo denso, o obscuro e o desconhecido, é o oposto polar do branco, o translúcido, o iluminado e o conhecido. Cada uma dessas expressões opõe-se precisamente à outra e, como partes da alma que são, permitem à outra existir. Cada uma dessas cores encerra dentro de si todas as outras; tanto o preto quanto o branco podem potencialmente conter a mesma intensidade de luz.
Embalada nos braços do preto e do branco, do dia e da noite, do escuro e da luz, a vida da Terra a obsidiana foi concebida e criada e agora está pronta para vir a saber que os pólos aparentemente opostos são, na realidade, o mesmo. Os conceitos de bom e mau não passam de um truque pregado aos sentidos quando se vêem essas cores distintas.
A cor preta foi mais mal empregada e mal compreendida do qualquer outra em todo os espectro. Ao evoluir e sentir o poder do universo fluindo nas veias, a alma humana apresentou uma tendência a reivindicar esse poder como seu. Ao buscar apenas satisfação pessoal, ela aprendeu a canalizar essa força cósmica para o planeta de formas que só servem ao seu pequeno ego, em vez de servir à força em si mesma.
Quando isso ocorre, a luz contida no preto volta-se contra si mesma e os aspectos mais baixos da natureza humana predominam. A magia negra caracteriza exatamente esse tipo de abuso flagrante de poder que se manifestará em ações maléficas. Entretanto, o próprio processo de abuso de poder consiste numa das maiores lições que o universo deve ensinar a seus ocupantes.
Pode-se constatar a existência da teoria do buraco negro em diferentes aspectos da criação, da humana à estelar.
Esse fenômeno natural origina-se quando a luz é egoisticamente consumida e revertida contra si mesma, acarretando a destruição e a devastação sobre todos os objetos circundantes que são atraídos para dentro do buraco negro por uma força gravitacional cada vez mais forte.
À medida que a luz é absorvida, o vácuo torna-se mais profundo e maior até, finalmente, a alma ou as estrelas renascem tomando conhecimento de que a luz deve ser compartilhada e igualmente possuída por todos.
Uma vez aprendida essa lição, toda a luz consumida pelo buraco negro explode para fora no outro lado da realidade, e o buraco branco existe como uma manifestação brilhante de uma lição bem-assimilada. Cada um de nós, numa ocasião ou noutra, deve passar pelo processo de autodestruibilidade do buraco negro e aprender a usar de modo apropriado a luz e a energia.
Quando a maioria dos habitantes da Terra se conscientizar dessa lição, a Terra como um todo renascerá e a Nova Era florescerá. A Obsidiana nos ensina que o buraco negro dentro de cada um de nós consiste na não-identificação com a fonte de luz e que é a obscuridade do medo e do egoísmo que nos leva à autodestruição. Ela trará luz a esses temores e provará que eles não passam de uma ilusão, uma interpretação equivocada da verdade.
FICHA TÉCNICA DA OBSIDIANA
Signo: Escorpião
Planeta: Plutão
Chakra: Primeiro
Profissão: Terapeutas, conselheiros, psicólogos, fazendeiros
Origem: Arménia, Islândia, EUA, Ilhas Eólias, México, Sibéria, Saxônia, Turquia, Etiópia
Dureza: 5 – 5,6 Mohs
Composição química: Rocha vulcânica, amorfa, rica de Óxido de Silício
Efeitos esotéricos e psíquicos:
- Desvenda a verdade
- Expõe falhas, fraquezas e bloqueios
- Guia de aperfeiçoamento pessoal
- Cura profunda da alma
- Proteção
- Bloqueia ataques psíquicos
- Elimina influências espirituais negativas
- Elimina os bloqueios energéticos
- Alivia a tensão
- Lucidez
- Clarividência
Efeitos terapêuticos:
- Constipação
- Hipotermia
- Doenças gastrointestinais
- Pressão arterial
- Prevenção de doenças
- Rins