O quartzo rosa é na sua essência amor universal e uma fonte de fertilidade em diferentes níveis. É um cristal que ao longo da história tem sempre sido relacionado com o sentimento de harmonia. Tem o poder de regular o lado emocional; incentiva grandemente os romances. É calmante, reconfortante e excelente para casos de traumas e épocas de crise, inclusive para as crises de meia-idade. Mas, além de impulsionar a vida amorosa, é também uma pedra do amor-próprio, regulando as energias emocionais, proporcionando uma sensação de bem-estar.

Quartzo rosa ou Quartzo róseo é um tipo de quartzo, que tem uma tonalidade cor-de-rosa clara (mais luminosa e brilhante). A cor deve-se geralmente a uma quantidade pequena de impurezas de titânio no material maciço e, como tal, raramente se encontra na forma de cristal.

A sua cor deve-se a um fosfato e não a uma impureza. Os primeiros cristais foram encontrados na pegmatite, encontrada próximo a Rumford, Maine, EUA, mas a maioria de cristais no mercado vêm de Minas Gerais, Brasil.

Cura feridas sentimentais profundas e também feridas familiares. Consegue sensibilizar os corações mais empedernidos e também estabilizar carências emocionais ou traumatismos com origem na infância. Também é uma boa pedra para quem se encontra a atravessar a adolescência.

O quartzo rosa protege das irradiações terrestres, aquáticas e das irradiações produzidas pelos computadores.  É a pedra do amor e da reconciliação.

Muitas civilizações associaram e continuam a associar o quartzo rosa aos mais diversos poderes e faculdades. Enquanto no mundo cristão o quartzo rosa tem sido associado ao amor, ao sangue de Cristo, ao túmulo de Cristo e ao renascer místico, já para os Hindus esta pedra simboliza tradicionalmente a Mãe Divina. Representativa da contemplação, na tradição muçulmana, por sua vez representa a iniciação à regeneração na Grécia; finalmente, é à rosa das sete pétalas (os sete metais) que a Alquimia associa esta pedra.

Quando a tonalidade da pedra é ligeiramente alilasada, considera-se que o poder do quartzo rosa é amplificado, o que é óptimo para quem procura inspiração e criatividade. Uma tonalidade ligeiramente alilasada também permite com que o quartzo rosa possa ser utilizado para fins espirituais.

Segundo os princípios da litoterapia, esta é uma pedra com efeitos calmantes e revitalizantes. Está vocacionada para o sistema sanguíneo, o qual ajuda a regular. Pode ser utilizada para beneficiar todo o sistema circulatório desde o coração até aos capilares mais finos, passando pelas veias e artérias. É por isso utilizada em casos de problemas de tensão arterial, contusões (nódoas negras), porque permitirá uma mais rápida redução das mesmas, problemas do coração e varizes.

Também se recomenda o quartzo rosa como meio de tratamento complementar para acalmar crianças hiperativas e reconhecem lhe leves benefícios para fazer regredir perturbações de parkinson.

É também utilizada para reduzir problemas de depressão, perturbações do sono e sempre que se pretenda intervir ao nível do peito, ovários, útero, órgãos sexuais, problemas de fecundidade, pâncreas, fígado e intestino grosso.

As partículas do quartzo rosa libertam um tipo de energia caracterizado por oscilações delicadas que irradiam doçura, amor e imaginação. Embora delicadas, penetram profundamente no corpo. Delicada e sensível esta é, por isso, a pedra da paz interior, da segurança, da autoconfiança, da calma profunda, da espiritualidade.

O quartzo rosa cura feridas sentimentais profundas e também feridas familiares. Consegue sensibilizar os corações mais empedernidos e também estabilizar carências emocionais ou traumatismos com origem na infância. Também é uma boa pedra para quem se encontra a atravessar a adolescência.

Um grande bloco de quartzo rosa ou uma esfera de grande porte são excelentes para ter num quarto de dormir.

O Quartzo Rosa vem sendo honrado desde a Antigüidade, como pedra do amor e do coração. Os gregos e os romanos acreditavam que os deuses do amor, “Amor” e “Eros”, tivessem trazido o Quartzo Rosa até a Terra, para brindar às pessoas amor e reconciliação. É umas das pedras mais poderosas para a terapia emocional. Traz calma e clareza às emoções, levando à mente harmonia após situações de crise.

Emite uma energia de calma, removendo a negatividade nos chakras e restabelecendo a auto-estima, a autoconfiança e o amor com perdão. Representa o Amor Incondicional e ensina o poder do Perdão. Segundo terapeutas e baseados em conhecimentos antigos, esse cristal colocado embaixo do travesseiro,  abranda depressões e perturbações do sono e, debaixo da cama, ele absorve as irradiações aquáticas e terrestres.

Os teóricos consideram-no um poderoso veículo para equilibrar e harmonizar o coração, tanto a nível físico como emocional. Na meditação, o Quartzo Rosa penetra, com suas oscilações delicadas, profundamente em nosso corpo. Ele nos proporciona amor, delicadeza e mais contentamento.

Através do Quartzo Rosa conseguimos o lenitivo do coração ferido emocionalmente e uma elevação de nossos sentimentos para um nível mais alto, do amor incondicional e paz infinita. Absorve e dispersa em seguida as cargas emocionais negativas.

É uma pedra fundamental do chakra do coração, desperta a lembrança da essência amorosa, do amor a todos os aspectos do ser e do universo, do amor sem cobranças, mágoa, posse ou medo, mas a verdadeira essência do amor com perdão, consciência, compaixão. Munido dessa energia, o indivíduo está pronto para expandi-la e criar uma nova realidade em sua vida e no universo.

Não é muito popular como gema facetada porque sua cor cor-de-rosa é demasiadamente pálida e as pedras são sempre fuscas e costumam ter algumas falhas o que torna difícil a lapidação. Quando o quartzo cor-de-rosa é cortado em cabochons, ou arredondado em grânulos para colares ou esculpido, torna-se de longe mais eficaz.

Esta pedra é símbolo do signo de Touro. É também o símbolo do amor. Os exemplares mais apreciados pelos colecionadores são os cristais quase transparentes (embora sua transparência quase nunca seja total) que no mercado chegam a atingir preços elevados.O quartzo rosa é a variedade mais valiosa dos quartzos translúcidos.Os exemplares mais espetaculares vêm de Madagáscar, onde encontram-se os melhores exemplares incluindo os cristais quase transparentes, contudo a produção do Brasil é mais abundante.

FICHA TÉCNICA DA QUARTZO ROSA

Signo: Touro, Libra, Gêmeos

Chakra: Chakra Cardíaco

Planeta: Vênus, Lua

Polaridade: Feminina

Elemento: Ar e Água

Profissão: Artista, Dona-de-casa, Educador, Estudante, Médico, Secretária, Terapeuta Alternativo, Veterinário

Origem: Brasil, Madagáscar, África do Sul e EUA

Dureza: 7  Mohs

Composição química: Sílica, dióxido com manganésio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo

Efeitos esotéricos e psíquicos:

  • Evoca a verdadeira essência do amor incondicional
  • Harmoniza emoções e sentimentos
  • Autoconfiança e amor próprio
  • Alivia e cura as mágoas acumuladas, nos sintoniza com os nossos estados emocionais, nos dá paz interior
  • Dissolve as cargas acumuladas que reprimem a capacidade de dar e receber amor
  • Estimula o perdão e aceitação, e evoca a autoconfiança e autovalorização
  • Estimula o auto-amor e a auto-estima
  • Liberta ressentimentos como culpa, medo, ciúmes e raiva
  • Equilibra as partes emocionais e sexuais
  • Ótimo para quem tem medo de mostrar suas emoções
  • É cristal mestre dos curadores

Efeitos terapêuticos:

  • Fortalece o coração físico e o sistema circulatório;
  • Combate doenças dos rins e nas glândulas supra-renais;
  • Ameniza tonturas, sensação de dispersão da cabeça, cefaléia, cansaço leve, adinamia (falta de ânimo);
  • Combate também o mal de Alzheimer, mal de Parkinson e a demência senil.
  • Muito indicado para o começo de qualquer tratamento, quando se percebe que o paciente pode vir a apresentar alguma resistência à continuidade do mesmo.

ATENÇÃO:

  • Faz uma combinação excelente quando usado com a turmalina rosa