O nome Ametista vem do Grego Amethystós e significa “não ébrio”. Isso porque é um dos melhores cristais para ajudar a libertar de vícios, principalmente o alcoolismo (daí seu nome “não ébrio”), liberta a necessidade dos excessos e amplifica o discernimento e o bom senso. Também ajuda em processos emocionais, afasta a culpa, a ilusão e tendências para o escapismo. Excelente para amenizar as tempestades emocionais, estabilizar e a estar mais consciente de toda a agitação.
Os gregos acreditavam que essa pedra os protegia de feitiçaria, nostalgia, maus pensamentos, embriaguez, e da penetração dessas forças sobre o espírito. Acreditavam também que essa pedra podia transformar maus pensamentos em otimismo¸ libertando-nos de falsos amigos.
A cor da ametista é atualmente atribuída à presença de Ferro3+, mas ela é capaz de ser alterada e até removida por aquecimento ou radiação ultravioleta.
Estudos recentes mostraram que a coloração da ametista é devida a impurezas férricas. Estudos complementares mostraram ainda que uma interação complexa entre ferro e alumínio é a responsável pela coloração.
Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela. Muito do citrino comercializado é ametista assim tratada (“ametista queimada”). Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.
Uma ametista em contacto com a pele ajuda a evitar estados de perturbação emocional. Além de desbloquear medos e aumentar a esperança, trás animação ao espírito e amplifica pensamentos superiores e da realidade espiritual na nossa vida.
É capaz de receber e transmitir as energias espirituais e vitalizadoras do raios violeta, sendo muito utilizadas para despertar os chakras superiores, harmonização de ambientes e para terapias energéticas em geral. Sua cor violeta garante a presença de grandes energias espirituais, protetoras e capazes de melhorar a nossa captação da energia Vital, chamada de acordo com as tradições de Chi, Ki, Prana, Orgone e outros nomes. É o símbolo do terceiro olho, que tudo vê. Também símbolo da modéstia.
A ametista é um quartzo muito apreciado. Tem a cor violeta como destaque, esta cor que se deve a presença de ferro bivalente (Fe2+) um mineral amplamente distribuído em quase todo o mundo embora tenha maior produção no Brasil. Esta pedra é adequada para uso como pedra preciosa, esotérico etc… Tais cristais ocorrem tanto em cavidades alongadas (veios) em rochas graníticas, como revestindo internamente (geodo) de ágata. Um exemplar de geodo enorme (gruta de ametista), encontrado próximo a Santa Cruz do Sul, do Brasil, foi mostrado na exibição de 1902 em Düsseldorf, na Alemanha com grande destaque internacional.
A ametista é um mineral amplamente distribuído, mas espécimes bonitos, adequados para uso como pedra preciosa, estão confinados a comparativamente poucos locais. Tais cristais ocorrem tanto em cavidades alongadas (veios) em rochas graníticas, como revestindo internamente (geodos) de ágata.
Muitas das ágatas ocas do Brasil e do Uruguai contêm um punhado de cristais de ametista no seu interior. Muitas belas ametistas vêm da Rússia, especialmente de perto de Mursinka no distrito de Ekaterinburg, onde ela ocorre em cavidades existentes em rochas graníticas.
Muitas localidades na Índia têm ametista e ela também é encontrada no Sri Lanka, principalmente como seixos rolados. As jazidas mais importantes estão no Brasil nas cidades de (Caetité na Bahia,Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e principalmente Ametista do Sul no Rio Grande do Sul). Neste município, não são raros geodos com mais de 2 metros de altura. Outros centros importantes são o Departamento de Artigas no Uruguai, e Madagáscar.
A ametista exerce efeito calmante sobre o coração e os nervos, melhorando a capacidade de concentração. É benéfica no caso de enxaquecas e pressões por “estresse”. Se colocada embaixo do travesseiro, proporciona sono calmo e protege contra pesadelos. A água da Ametista cuida e protege a pele e impede a queda do cabelo.
Em sua composição é possível encontrar materiais como: Sílica, dióxido com ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio e traços com cromo.
É encontrada em cavidades de rochas vulcânicas e em pegmatitos. São encontradas em geodos, gretas ou jazidas. Os cristais sempre crescem sobre uma base (substrato). É quase ausente nas rochas que constituem o assoalho oceânico; pode ocorrer em abundância tanto nas rochas ígneas (principalmente graníticas), quanto nas sedimentares.
A ametista é composta por uma sobreposição irregular de lâminas alternadas de quartzo esquerdo e direito. Este arranjo molecular pode ser devido ao stress mecânico em consequência desta formação compósita, a ametista pode se quebrar com uma fratura ondulada ou mostrar “impressões digitais” e a interseção de dois conjuntos de ondulações curvas podem produzir, numa superfície fraturada, um padrão parecido com o de um “motor rodando.” Alguns mineralogistas, seguidores de Sir David Brewster, aplicam o nome de ametista a todos os quartzos que exibem esta estrutura, independentemente da sua cor.
São inúmeros os benefícios da ametista para a psique humana. Este cristal faz com que seu portador possa fazer juízos corretos, favorece e fortalece verdadeiras amizades, ao mesmo tempo que afasta falsos amigos. As Ametistas difundem através de sua irradiação mais harmonia, senso de coesão da família, calor e sensação de renascimento. Durante a meditação, ela transmite impulsos agradáveis a respeito de alegria de viver, de participação e solução de problemas. Ao mesmo tempo, ela transmite um alto grau de paz, alegria, calma e harmonia. Um cordão de Ametistas infunde mais temperamento e uma difusão irresistível.
É super indicada para quem busca por autocontemplação, sensação de liberdade, fluxo do pensamento, sensação de comunhão, senso de correção, consciência da divindade, harmonia, sono, autocontrole, consciência do autovalor, tolerância.
No corpo físico, a ametista auxilia na cura de diversos problemas, doenças e disfunções no pâncreas, vasos sangüíneos, coração, cabelos, pele, cabeça, circulação, fígado, nervos, estresse.
O corindon roxo ou a safira com tons de ametista são por vezes chamados de ametista oriental, mas esta expressão é frequentemente empregue por joalheiros para belos exemplares de quartzo ametista comum, mesmo quando não são provenientes de fontes orientais.
Ligada ao Dia dos Namorados, a tradição diz que ajuda aqueles que a usam para manter a fé, causar a paz e acalmar o espírito. Era frequentemente carregada por soldados nos cabos das lâminas das espadas como um amuleto contra a morte e para trazer a calma e a vitória nas batalhas. É útil para a revelação profética da verdade. Diz-se que fortalece a sabedoria, a fé e a religiosidade e é uma ajuda nas preces e nos sonhos. Diz-se que é um amuleto contra bruxaria, veneno (ela indica a presença de veneno diminuindo sua luz) e pensamentos ruins; é uma ajuda para a castidade, um poder contra todas as formas de super indulgência e uma força para a mente.
É usada como um amuleto para favorecer príncipes, dirigentes, clérigos, pessoas ricas, influentes e poderosas, pessoas com habilidades proféticas, poetas, viajantes, publicitários e outros.
Amarrada ao pulso esquerdo, a ametista, dizem, permite ao usuário ver o futuro nos sonhos. Ela repele pensamentos e ações malignas, dá um senso apurado para os negócios e previne contra a saúde ruim. A ametista atrai o amor e a boa sorte e ajuda a prevenir a embriaguez.
Quando gravada com os nomes do sol e da lua, diz-se que protege contra a feitiçaria. Um cavalo alado cortado numa ametista é um talismã de proteção para o cavalo e seus cavaleiros.
Mergulhe uma ametista em água quente, retire-a, seque-a cuidadosamente e aplique sobre a dor de cabeça ou a dor de dente, a dor dissipará.
Sonhar com ametistas indica sucesso a um viajante, clérigo, marinheiro, filósofo, professor ou místico; também proteção, fé e pensamentos frutíferos.
A ametista é a variedade mais apreciada do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista que podem apresentar faixas brancas de quarzo leitoso.
A ametista é uma pedra muito durável e por isso é uma ótima escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de retirar a jóia em atividades em que a pedra possa sofrer riscos. Tomando-se este cuidado a pedra estará sempre intacta.
Se a sua ametista for de coleção deve ter-se o cuidado de não expor o exemplar a luz do sol ou a radiações. Para trazer bons fluidos, limpe-a com uma escova de dentes. A combinação entre a pasta dental e a pedra, resultará um brilho intenso.
Na mitologia grega, Ametista seria o nome de uma ninfa que, para ser protegida do assédio de Dioniso, (Baco, na versão romana), foi transformada pela deusa da castidade num cristal transparente. Baco então nada mais podia fazer, a não ser mergulhá-la no vinho – de onde teria vindo sua coloração arroxeada.
Acredita-se que a ametista pode ser usada como um amuleto para proteger da intoxicação. A ametista foi considerada também um amuleto para proteção de soldados e para ajudar caçadores a capturar bestas selvagens. No oriente também é costume engastá-la na testa, acreditando-se que exerça influência positiva sobre o chakra Ajna, conhecido também por “terceiro olho”.
Em 1928, no distrito de Brejinho das Ametistas, na cidade baiana de Caetité, foi encontrada uma pedra pesando mais de 90 kg, sendo esta localidade uma das principais produtoras do mineral no Brasil. Em Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, já foram encontrados geodos com mais de 500 kg.
Até ao século XVIII a ametista foi a principal pedra preciosa (sendo até esse momento a Rainha das Pedras Preciosas) até mesmo ao nível do diamante.Contudo a descoberta de abundantes jazidas no Brasil fez com que se tornasse numa pedra preciosa de médio valor.
FICHA TÉCNICA DA AMETISTA
Signo: Peixes, Aquário, Áries, Sagitário, Capricórnio e Virgem
Chakra: Sexto frontal
Elemento: Água
Planeta: Mercúrio, Júpiter e Netuno
Energia: Receptora
Profissão: Artista, Astrólogo, Ministro, Político, Psicólogo, Secretária, Historiador, Professor, Teólogo, Filósofo, Nutricionista
Origem: Brasil, Madagascar, Namíbia, Sri Lanka, Uruguai, EUA.
Dureza: 7 mohs
Composição química: SIO2 (Óxido de Silício)
Efeitos esotéricos e psíquicos:
- Equilíbrio mental
- Descarregar a raiva, medo e ansiedade
- Intuição
- Entender e se lembrar dos sonhos
- Foco e atenção
- Tomada de decisões, principalmente as que envolve situações emocionais
- Ponte entre o físico e o astral
- Interpretação de sonhos
- Memória espiritual
- Pedra de proteção contra más influencias e energias negativas
- Auxilia na meditação (facilita, protege e auxilia a atingir estados mais profundos)
- Canaliza as energias do raio violeta de Saint Germain
- Equilíbrio emocional
- Pode ser usada para despertar os Chakras Superiores (Sexto e sétimo)
- Fortalece e equilibra o Chakra Esplênico (segundo), de modo a permitir uma melhor captação de energia vital e facilitar a recordação de sonhos e as viagens astrais
Efeitos terapêuticos:
- Purificação do corpo físico (podendo até auxiliar energeticamento no emagrecimento)
- Ajuda na cura do alcoolismo
- Equilíbrio hormonal
- Harmonização do sistema endócrino
- Estimula o metabolismo
- Emagrecimento
- Auxilia na cura insônia ou sono tumultuado
- Regula a flora intestinal
- Auxilia na cura da dor de cabeça
- Acalma o sistema nervoso e ajuda na transmissão dos sinais neurais
- Alivia dores físicas e neurais
ATENÇÃO:
- Usar a Ametista em conjunto com outras pedras ou cristais, o Quartzo rosa é muito recomendado
- Se colocada nas janelas da casa, protege com muita eficácia contra ladrões e energias negativas